Recife Antigo de Coração e Domingo na Arena realizam programação inclusiva

Eventos, realizados neste domingo (27), contarão com apresentações e atrações adaptadas, além de discussões sobre o tema

Recife Antigo de CoraçãoRecife Antigo de Coração - Foto: Divulgação/Marcos Pastich/PCR

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura do Recife, preparou programação espeical, neste domingo (27), das 8h às 18h, para o Recife Antigo de Coração. O evento será voltado para a inclusão de pessoas com deficiência com várias opções de lazer, esportes e cultura.

Na avenida Alfredo Lisboa, o público encontrará jogos e brincadeiras adaptadas, além de bikes inclusivas gratuitas. Além disso, uma Calçada Sensorial de 18 metros será montada, com o objetivo de reproduzir, por meio da utilização de cadeiras de rodas, muletas, bengalas e vendas para os olhos, as sensações que as pessoas com deficiência têm diariamente.

Ainda para promover a inclusão, o Porto Digital promoverá rodas de debate dentro da temática durante a manhã. Às 16h, será realizada a I Corrida Inclusiva "Corrida para AMAR", promovida pela Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) em parceria com o Governo do Estado e a PCR.

As apresentações de rua também foram incluídas no evento e o espetáculo “Amor de palhaço, coração em pedaço", com elenco formado por nove jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual. Ainda serão apresentados a esquete teatral “As Travessuras de Mateus e Catirina”, com participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e o festival Dançando a Inclusão, com diversos grupos de dança inclusivos.

No polo musical do evento, Nena Queiroga receberá no palco artistas com deficiência, como Cris Nolasto, o percussionista Diego Rocha e o Balé Florescer, entre outros. O Palhaço Chocolate fecha a programação e recebe no palco Cia Árabe Dançabilita e Luana "A Rara".

Piscinas de bolinhas, brinquedos infláveis e cama elástica do polo infantil, a prática de esportes, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, os serviços de saúde e as Feirinhas da Rua do Bom Jesus e do Prodarte, estarão disponíveis para todos. Na Feira do Bem serão realizadas oficinas abertas de crochê e biscuit. No Espaço Mulher, da Secretaria da Mulher do Recife, a atriz Hilda Torres vai realizar uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino.

Domingo na Arena

Na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a programação também dá destaque à inclusão com uma programação dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017. A 44ª edição do Domingo na Arena, no dia 27, será com a temática “Arena Sem Barreiras”.

Das 9h às 17h, o espaço terá ações e atividades inclusivas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. No polo esportivo, haverá vôlei feminino de deficientes auditivos, formado por atletas da Seleção Brasileira de Vôlei Indoor e atuais campeãs brasileiras de Vôlei de Praia. Na quadra de basquete, atletas cadeirantes da Associação de Deficientes Motores – ADM demonstrarão a modalidade, com equipes formadas por representantes do Estado de Pernambuco nas competições paralímpicas nacionais. A Associação Beneficente dos Cegos do Recife (Assobecer) trará um grupo de atletas para apresentar o golbol, jogo praticado por deficientes visuais, cujo objetivo é arremessar a bola no gol adversário utilizando o tato e a audição.

As mães do projeto AMAR - Aliança das Mães e Famílias Raras, se apresentarão com dança no palco principal e o casal Mateus e Catirina contando estórias típicas da cultural popular pernambucana, acompanhado de crianças do Grupo Down+. O grupo Batuqueiros do Silêncio, que é formado por deficientes visuais e, no ano passado iniciou o encerramento das Paraolimpíadas, se apresentará tocando maracatu.

Além dessas atrações, o Som na Arena II apresentará 6 bandas autorais pernambucanas, concorrendo a vagas na semifinal do projeto a partir das 10h. Nesta fase, se apresentarão os grupos Estação 4Sete (Pop Rock), Nira Santos (MPB), Taí MC e D´Cara Pra Lua (Rap), Raízes do Capibaribe (Grupo cultural, Música Popular Nordestina), Flamboyant (MPB) e Colt Brothers (MPB). O público ainda poderá participar de aula de encerrando a programação musical do Domingo na Arena Sem Barreiras. Outras atrações ainda estarão em destaque nos polos infantil, esportivo, sustentabilidade e no ParCão.

Veja também

Nota de quem erra só uma questão no Enem pode variar até 92 pontos
Enem

Nota de quem erra só uma questão no Enem pode variar até 92 pontos

Anvisa decide liberação de vacinas contra a Covid-19; acompanhe a reunião ao vivo
Saúde

Anvisa decide liberação de vacinas contra a Covid-19; acompanhe a reunião ao vivo