Notícias

Recife Antigo de Coração e Domingo na Arena realizam programação inclusiva

Eventos, realizados neste domingo (27), contarão com apresentações e atrações adaptadas, além de discussões sobre o tema

Recife Antigo de CoraçãoRecife Antigo de Coração - Foto: Divulgação/Marcos Pastich/PCR

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura do Recife, preparou programação espeical, neste domingo (27), das 8h às 18h, para o Recife Antigo de Coração. O evento será voltado para a inclusão de pessoas com deficiência com várias opções de lazer, esportes e cultura.

Na avenida Alfredo Lisboa, o público encontrará jogos e brincadeiras adaptadas, além de bikes inclusivas gratuitas. Além disso, uma Calçada Sensorial de 18 metros será montada, com o objetivo de reproduzir, por meio da utilização de cadeiras de rodas, muletas, bengalas e vendas para os olhos, as sensações que as pessoas com deficiência têm diariamente.

Ainda para promover a inclusão, o Porto Digital promoverá rodas de debate dentro da temática durante a manhã. Às 16h, será realizada a I Corrida Inclusiva "Corrida para AMAR", promovida pela Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) em parceria com o Governo do Estado e a PCR.

As apresentações de rua também foram incluídas no evento e o espetáculo “Amor de palhaço, coração em pedaço", com elenco formado por nove jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual. Ainda serão apresentados a esquete teatral “As Travessuras de Mateus e Catirina”, com participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e o festival Dançando a Inclusão, com diversos grupos de dança inclusivos.

No polo musical do evento, Nena Queiroga receberá no palco artistas com deficiência, como Cris Nolasto, o percussionista Diego Rocha e o Balé Florescer, entre outros. O Palhaço Chocolate fecha a programação e recebe no palco Cia Árabe Dançabilita e Luana "A Rara".

Piscinas de bolinhas, brinquedos infláveis e cama elástica do polo infantil, a prática de esportes, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, os serviços de saúde e as Feirinhas da Rua do Bom Jesus e do Prodarte, estarão disponíveis para todos. Na Feira do Bem serão realizadas oficinas abertas de crochê e biscuit. No Espaço Mulher, da Secretaria da Mulher do Recife, a atriz Hilda Torres vai realizar uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino.

Domingo na Arena

Na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a programação também dá destaque à inclusão com uma programação dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017. A 44ª edição do Domingo na Arena, no dia 27, será com a temática “Arena Sem Barreiras”.

Das 9h às 17h, o espaço terá ações e atividades inclusivas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. No polo esportivo, haverá vôlei feminino de deficientes auditivos, formado por atletas da Seleção Brasileira de Vôlei Indoor e atuais campeãs brasileiras de Vôlei de Praia. Na quadra de basquete, atletas cadeirantes da Associação de Deficientes Motores – ADM demonstrarão a modalidade, com equipes formadas por representantes do Estado de Pernambuco nas competições paralímpicas nacionais. A Associação Beneficente dos Cegos do Recife (Assobecer) trará um grupo de atletas para apresentar o golbol, jogo praticado por deficientes visuais, cujo objetivo é arremessar a bola no gol adversário utilizando o tato e a audição.

As mães do projeto AMAR - Aliança das Mães e Famílias Raras, se apresentarão com dança no palco principal e o casal Mateus e Catirina contando estórias típicas da cultural popular pernambucana, acompanhado de crianças do Grupo Down+. O grupo Batuqueiros do Silêncio, que é formado por deficientes visuais e, no ano passado iniciou o encerramento das Paraolimpíadas, se apresentará tocando maracatu.

Além dessas atrações, o Som na Arena II apresentará 6 bandas autorais pernambucanas, concorrendo a vagas na semifinal do projeto a partir das 10h. Nesta fase, se apresentarão os grupos Estação 4Sete (Pop Rock), Nira Santos (MPB), Taí MC e D´Cara Pra Lua (Rap), Raízes do Capibaribe (Grupo cultural, Música Popular Nordestina), Flamboyant (MPB) e Colt Brothers (MPB). O público ainda poderá participar de aula de encerrando a programação musical do Domingo na Arena Sem Barreiras. Outras atrações ainda estarão em destaque nos polos infantil, esportivo, sustentabilidade e no ParCão.

Veja também

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação
OLINDA

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação

Newsletter