Notícias

Recife anuncia aquisição de 1 milhão de EPIs para profissionais de saúde

Geraldo Julio diz que material é suficiente para um mês de uso. Também foram anunciados convênio com a UFPE para ampliação de testes e pagamento de pensão integral aos familiares.

Prefeito Geraldo Julio anuncia novas ações do Plano de Contingenciamento Covid-19Prefeito Geraldo Julio anuncia novas ações do Plano de Contingenciamento Covid-19 - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Como parte das ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou, nesta terça-feira (7), a aquisição pelo município de 1 milhão de itens de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus. O material é suficiente para o uso em um mês. “São máscaras N95 e cirúrgicas, aventais, luvas, óculos, toucas. Uma parte já está em estoque para todas as unidades”, afirmou. A perspectiva é que outras remessas de fornecedores sejam feitas até o fim da pandemia.

Leia também:
Prefeitura do Recife lista aplicativos e sites didáticos para estudantes
Saiba quais são os bairros com mais casos da Covid-19 no Recife
Confira o movimento nas praias e parques após a prorrogação do decreto de fechamento


Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), a Prefeitura informou que, desde a chegada da doença à capital pernambucana, foram contratados 658 profissionais. Desse total, 57 são médicos. Ainda para quem trabalha na rede municipal de saúde, foi lançado o aplicativo Aprende em Todo Lugar, com orientações sobre o uso dos EPIs e os cuidados que devem ser tomados durante o atendimento.

Também foi criado um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para realização de testes do tipo RT-PCR. "Eles [os exames] têm a confiabilidade necessária para tomada de providências e identificação dos casos confirmados", informou o prefeito. Com eles, será possível realizar 300 exames por dia. A aplicação dos testes tem início daqui a duas semanas.

Outra medida anunciada é o pagamento de uma pensão integral às famílias dos profissionais de saúde que morrerem por Covid-19. Segundo a Prefeitura, o valor do benefício equivalerá ao salário que o parente recebia. Na segunda-feira (6), o governador Paulo Câmara também anunciou medida semelhante, que deverá ser adotada após aprovação de projeto de lei pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter