Réveillon

Recife anuncia proibição de toldos, cadeiras e som na avenida Boa Viagem na noite da virada

Avenida Boa Viagem terá fiscalização especial na noite de 31 de dezembroAvenida Boa Viagem terá fiscalização especial na noite de 31 de dezembro - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Das 17h do dia 31 de dezembro de 2021 às 6h do dia 1º de janeiro de 2022, estará proibida a instalação de barracas, mesas, cadeiras, toldos, caixas de som e recipientes térmicos (coolers) na avenida Boa Viagem, em toda a extensão do calçadão e da faixa de areia das praias de Boa Viagem e do Pina. 

A medida da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), tem o objetivo de evitar aglomerações nessas áreas e já foi publicada em portaria no Diário Oficial do município. 

Apesar do avanço na vacinação contra a Covid-19 no Recife, com reflexo positivo na redução dos índices de ocupação de leitos hospitalares e no retorno gradual das atividades socioeconômicas, a gestão prega cautela por conta do surgimento da variante Ômicron do coronavírus, ainda estudada por cientistas em relação à letalidade, transmissibilidade e resistência às vacinas.  

"Entendemos a importância de a população do Recife ir à praia fazer suas orações, renovar a fé e pedir um ano novo com saúde, paz e felicidade. Isso é permitido pelo decreto estadual. O que a portaria do município proíbe é a instalação de quaisquer equipamentos que possam se tornar pontos de aglomeração, como é o caso de toldos, mesas, cadeiras, coolers e caixas de som. Isso seja na faixa de areia, no calçadão ou na própria via. Também é importante lembrar que qualquer tipo de comércio será vedado", explica a Secretária-Executiva de Controle Urbano do Recife, Marta Lima. 

Na noite do Réveillon, a medida será fiscalizada pela Secretaria de Controle Urbano (Secon), Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) e Polícia Militar.

Quem descumprir a determinação terá o equipamento recolhido e, no caso dos comerciantes cadastrados, uma suspensão de oito dias na licença.

Veja também

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda
HISTÓRIA

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda

Saúde do cérebro: de jornais a livros, por que manter o hábito de leitura é tão bom
SAÚDE

Saúde do cérebro: de jornais a livros, por que manter o hábito de leitura é tão bom

Newsletter