Educação

Recife anuncia retorno das aulas presenciais na rede municipal; veja cronograma

Escola municipal no RecifeEscola municipal no Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Secretaria de Educação do Recife anunciou, nesta quinta-feira (10), o cronograma para a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede pública municipal. 

Segundo a pasta, o retorno está marcado para 22 de julho com as turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e será dividido em etapas.

As aulas presenciais nas unidades de ensino do município estão suspensas desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. O Governo do Estado autorizou a volta dos alunos às salas de aula em 26 de abril, mas os calendários ficaram sob responsabilidade de cada prefeitura.

Em 27 de julho, será a vez dos estudantes das turmas dos 4º, 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

Por fim, em 3 de agosto retornarão as atividades presenciais dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como da Educação Infantil, com os estudantes de creche e pré-escola.

Antes da retomada das aulas presenciais, que será feita logo após o fim do recesso letivo, profissionais da rede voltarão às escolas para a preparação, segundo o secretário municipal de Educação do Recife, Fred Amâncio.

A partir de 22 de junho, as atividades de preparação das escolas para a volta serão intensificadas com o trabalho presencial dos coordenadores pedagógicos e profissionais da equipe de gestão da rede. 

Em 29 de junho, os professores e demais profissionais retornarão aos trabalhos nas escolas para criar planos de aula, orientações sobre os protocolos sanitários e acolhida do estudantes. 

"Nesse trabalho de preparação para a retomada das aulas presenciais e para o cumprimento do protocolo sanitário, adquirimos vários materiais e equipamentos importantes para todas as nossas unidades educacionais", disse o secretário Fred Amâncio

Alterações de infraestrutura, como a instalação de novas pias em todas as escolas e creches da rede, também foram feitas. "Também trabalhamos para ampliar e fortalecer o acesso à água em todas as nossas unidades, inclusive com a ampliação da capacidade de armazenagem", acrescentou Amâncio.  

"Todo esse trabalho tem como principal objetivo beneficiar os nossos estudantes com a retomada das aulas presenciais e fortalecer ainda mais a educação do Recife", finalizou o secretário. 

Cronograma
22 de junho - Equipes de gestão
29 de junho - Professores da rede
22 de julho - Ensino Fundamental: 8º e 9º anos
27 de julho - Ensino Fundamental: 4º, 5º, 6º e 7º anos
3 de agosto - Ensino fundamental: 1º, 2º e 3º anos, EJA e Educação Infantil

Veja também

Anticorpo neutralizante de paciente com HIV consegue impedir infecção pelo vírus, diz estudo
SAÚDE

Anticorpo neutralizante de paciente com HIV consegue impedir infecção pelo vírus, diz estudo

Punição a anúncio racista gera divergência na Promotoria de MG
RACISMO

Punição a anúncio racista gera divergência na Promotoria de MG