RECIFE

Avenida Agamenon Magalhães ganhará ciclovia para ligar Zona Norte à Zona Sul do Recife

Ao custo de quase R$ 7 milhões, via para ciclistas terá extensão de mais de 4 km para conectar Zona Norte à Zona Sul da capital pernambucana

Movimentação na avenida Agamenon Magalhães, no RecifeMovimentação na avenida Agamenon Magalhães, no Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A avenida Agamenon Magalhães, uma das principais do Recife, ganhará uma ciclovia de mais de quatro quilômetros. De acordo com o prefeito da capital pernambucana, João Campos, em anúncio feito nesta quinta-feira (10), a obra custará quase R$ 7 milhões e irá viabilizar a ligação por bicicleta entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade.

A via para ciclistas será instalada no canteiro central da Agamenon, o que não irá acarretar em redução do número de faixas da avenida para carros, motos, ônibus e demais veículos automotores. Haverá ainda separação física para proteção dos ciclistas, segundo o prefeito. 

O aviso de licitação foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Recife. Segundo o texto, a via será implantada no trecho entre a rua Dr. Leopoldo Lins, no bairro da Boa Vista, área central da cidade, até a avenida Saturnino de Brito, no bairro do Cabanga, Zona Sul.

Sob responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a licitação será aberta no dia 12 de abril de 2022, às 9h. 

"Por dia, hoje, são registrados mais de 7,5 mil ciclistas que passam por essa avenida. Com isso, a gente vai realizar um sonho de poder conectar a Zona Norte e a Zona Sul. A gente vai fazer junto e fazer neste ano", garantiu João. 

A nova ciclovia irá conectar mais de 160 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade. 

A Prefeitura do Recife marcou para esta quinta-feira uma coletiva de imprensa para anunciar mais detalhes do projeto da ciclofaixa da Agamenon Magalhães.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by João Campos (@joaocampos)

Ciclofaixa na via local
Além da ciclovia que será implantada na Agamenon Magalhães, começou a ser sinalizada uma ciclofaixa na via local. O prefeito vistoriou a obra no início da madrugada desta quinta-feira. 

A rota irá conectar as ciclofaixas existentes na Frei Cassimiro e na João de Barros. 

Com a implantação da ciclofaixa, a via local da Agamenon, no trecho entre a João de Barros e a rua Tamôios, passou a ter sentido único

Os veículos que antes trafegavam na faixa local da Agamenon no sentido da avenida João de Barros para a Frei Cassimiro, agora precisam fazer esse percurso pela pista principal da avenida, realizando o retorno na rua Barros Barreto - que dá acesso à Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) ou pela rua Tamôios, já próxima à avenida Norte. A rua Barros Barreto segue com sentido duplo. 

Ciclomobilidade
Atualmente, o programa cicloviário do Recife possui 164,5 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, a cidade conta com 77 km de malha cicloviária interligada. Já entre a Zona Sul e a Zona Oeste, são 90 km interligados. 

Veja também

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua
conflito no oriente médio

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal
terremotos

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal

Newsletter