RECIFE

Avenida Agamenon Magalhães ganhará ciclovia para ligar Zona Norte à Zona Sul do Recife

Ao custo de quase R$ 7 milhões, via para ciclistas terá extensão de mais de 4 km para conectar Zona Norte à Zona Sul da capital pernambucana

Movimentação na avenida Agamenon Magalhães, no RecifeMovimentação na avenida Agamenon Magalhães, no Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A avenida Agamenon Magalhães, uma das principais do Recife, ganhará uma ciclovia de mais de quatro quilômetros. De acordo com o prefeito da capital pernambucana, João Campos, em anúncio feito nesta quinta-feira (10), a obra custará quase R$ 7 milhões e irá viabilizar a ligação por bicicleta entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade.

A via para ciclistas será instalada no canteiro central da Agamenon, o que não irá acarretar em redução do número de faixas da avenida para carros, motos, ônibus e demais veículos automotores. Haverá ainda separação física para proteção dos ciclistas, segundo o prefeito. 

O aviso de licitação foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Recife. Segundo o texto, a via será implantada no trecho entre a rua Dr. Leopoldo Lins, no bairro da Boa Vista, área central da cidade, até a avenida Saturnino de Brito, no bairro do Cabanga, Zona Sul.

Sob responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a licitação será aberta no dia 12 de abril de 2022, às 9h. 

"Por dia, hoje, são registrados mais de 7,5 mil ciclistas que passam por essa avenida. Com isso, a gente vai realizar um sonho de poder conectar a Zona Norte e a Zona Sul. A gente vai fazer junto e fazer neste ano", garantiu João. 

A nova ciclovia irá conectar mais de 160 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade. 

A Prefeitura do Recife marcou para esta quinta-feira uma coletiva de imprensa para anunciar mais detalhes do projeto da ciclofaixa da Agamenon Magalhães.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by João Campos (@joaocampos)

Ciclofaixa na via local
Além da ciclovia que será implantada na Agamenon Magalhães, começou a ser sinalizada uma ciclofaixa na via local. O prefeito vistoriou a obra no início da madrugada desta quinta-feira. 

A rota irá conectar as ciclofaixas existentes na Frei Cassimiro e na João de Barros. 

Com a implantação da ciclofaixa, a via local da Agamenon, no trecho entre a João de Barros e a rua Tamôios, passou a ter sentido único

Os veículos que antes trafegavam na faixa local da Agamenon no sentido da avenida João de Barros para a Frei Cassimiro, agora precisam fazer esse percurso pela pista principal da avenida, realizando o retorno na rua Barros Barreto - que dá acesso à Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) ou pela rua Tamôios, já próxima à avenida Norte. A rua Barros Barreto segue com sentido duplo. 

Ciclomobilidade
Atualmente, o programa cicloviário do Recife possui 164,5 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, a cidade conta com 77 km de malha cicloviária interligada. Já entre a Zona Sul e a Zona Oeste, são 90 km interligados. 

Veja também

Fechamento da Télam prejudicaria direito de argentinos à informação
Télam

Fechamento da Télam prejudicaria direito de argentinos à informação

Moda da Hermès desafía todos os elementos
Moda

Moda da Hermès desafía todos os elementos