Aniversário do Recife

Recife celebra 484 anos com projeções sobre cuidados com a Covid-19 e passeios virtuais

As projeções serão feitas durante a noite de sexta-feira, das 18h às 22h. Programação ainda inclui atividades em redes sociais de museus

Marco Zero do Recife vazio em tempos de isolamentoMarco Zero do Recife vazio em tempos de isolamento - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

O Recife comemora 484 anos, nesta sexta-feira (12), com uma programação diferente. Por causa da pandemia de Covid-19, o corte e distribuição do tradicional bolo e demais atividades com presença de público não serão feitas e darão espaço a projeções virtuais sobre os cuidados com a doença e passeio virtual por museus.

Mensagens pedindo para a população seguir com os cuidados para enfrentar o coronavírus, como usar máscara, respeitar o distanciamento social e lavar as mãos serão projetadas em dois empresariais localizados na avenida Agamenon Magalhães. 

As imagens, que também irão parabenizar a capital pernambucana pelo seu aniversário, aparecerão nos edifícios Isaac Newton e Renato Costa. As projeções serão feitas durante a noite de sexta-feira, das 18h às 22h.

O Recife também será celebrado pela Frei Caneca 101.5 FM, em drops poéticos sobre os bairros da Cidade, de diferentes regiões, representando a diversidade recifense. 

O Museu da Cidade vai celebrar a capital pernambucana e sua vizinha e irmã, Olinda, com um desafio no Instagram (@museudacidadedorecife). 

Quem acertar as dez perguntas sobre as duas cidades participa de um sorteio para ganhar um conjunto de postais panorâmicos da capital pernambucana.

Para aqueles que estão saudosos em curtir os atrativos turísticos e de lazer da cidade, a Secretaria de Turismo e Lazer montou um presente especial. 

Com uso de recursos da tecnologia, as pessoas poderão curtir um passeio virtual por espaços como o Paço do Frevo, Oficina Brennand, Embaixada dos Bonecos, Paço do Frevo e Teatro do Parque. Os vídeos serão postados no instagram @visitrecife.

Outro presente à cidade e às mulheres recifenses é um painel assinado pelo artista Marquinhos ATG (Marcos Santos), no muro da avenida Herculano Bandeira com a rua Carneiro Pessoa. 

O grafitti reforça o uso da máscara trazendo a imagem de uma mulher e também do nome Recife. 

Já na avenida Rio Branco, serão instaladas 22 placas reforçando a campanha "Bora se Cuidar", que enfatiza a importância do distanciamento social e uso de máscaras, além de contar também a história do Recife no verso.

Veja também

Lasso vence o correísmo e é o presidente eleito do Equador
Mundo

Lasso vence o correísmo e é o presidente eleito do Equador

Homem faz refém no aeroporto de Guarulhos e é detido pela Polícia Federal
Tensão

Homem faz refém no aeroporto de Guarulhos e é detido pela Polícia Federal