Recife conta com 3.600 profissionais atuando no combate ao Covid-19

Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio, em coletiva virtual realizada na manhã desta quinta-feira (21), essa é a maior contratação já feita pela gestão

Prefeito do Recife, Geraldo JulioPrefeito do Recife, Geraldo Julio - Foto: Reprodução/Internet

Desde o início da pandemia, 3.600 profissionais essencialmente da área de saúde já foram contratados pela Prefeitura do Recife para atuarem nos hospitais de campanha construídos para atender pacientes com suspeitas ou confirmação do novo coronavírus, e também para suprir a ausência de 489 profissionais afastados somente na capital pernambucana.

Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio, em coletiva virtual realizada na manhã desta quinta-feira (21), essa é a maior contratação já feita pela gestão. “Desde que foi decretada à pandemia, a Prefeitura não mediu forças para ampliar o atendimento. A gente chega hoje à contratação de 3.600 profissionais. São quase 500 médicos, estamos nos aproximando de 600 enfermeiros e 1.300 técnicos de enfermagem, além de profissionais de outras categorias”, afirmou Geraldo Julio.

Ainda de acordo com o prefeito, o município gastou até o momento R$ 144 milhões na construção de hospitais de campanha, ações e contratações necessárias para o enfrentamento do novo coronavírus. “Somos a única prefeitura do país a fazer sete hospitais de campanha para atender pacientes da Covid-19 e enfrentar à pandemia”, contou. No Recife, 1.054 leitos, sendo 313 de UTI e 741 de enfermaria foram abertos nos sete hospitais de campanha já inaugurados pela prefeitura da cidade.

Segundo o secretário municipal de saúde, Jailson Correia, dois profissionais de saúde da Recife morreram de Covid-19 e outros 489 estão afastados, sendo 188 médicos, 164 técnicos e auxiliares de enfermagem, 100 enfermeiros, além de outros profissionais que atuam no combate ao vírus no município, mas que existe por parte da gestão uma preocupação em acolher da melhor forma possível esses trabalhadores que atuam nas unidades de saúde já abertas para o enfrentamento da Covid-19.

Leia também:
Com 30 leitos, hospital de campanha é inaugurado em Goiana, na Zona da Mata Norte
Com 60 leitos, hospital de campanha é inaugurado em Paulista, na RMR
Olinda anuncia parceria com Tricentenário e construção de 30 novos leitos


Ainda de acordo com Jailson, o protocolo de testagem que permite que os profissionais de saúde e seus familiares que estejam sintomáticos possam ter prioridade na testagem é uma das medidas adotadas visando o bem estar dos que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

“Existem também os alojamentos provisórios para os nossos profissionais de saúde que tiverem receio de chegar em casa após um dia de trabalho e de passar Covid-19 para um parente próximo que seja do grupo de risco. Eles têm a oportunidade de chamar de casa o espaço feito com todo conforto para esses profissionais ficarem durante o período de quarentena”, contou o secretário municipal de saúde.

Mesmo relatando que a chegada de novos profissionais de saúde é um desafio neste período de pandemia, Jailson Correia conta que a maior dificuldade encontrada neste moimento para a abertura de novos leitos é a chegada de respiradores. “O município também trabalha com unidades filantrópicas a exemplo do Hospital Evangélico de Pernambuco, no reforço de leitos. Há ainda outras iniciativas de parcerias com constituições filantrópicas e a Secretaria Estadual de Saúde, que tem feito contratações de leitos da rede privada. Isso já está sendo feito há semanas”, afirmou Jailson Correia.

O secretário falou ainda que avalia como positivo os resultados obtidos nos primeiros dias de isolamento rígido no Recife. “O Recife tem desde o início da quarentena liderado as estatísticas de isolamento social no Brasil inteiro quando comparadas com demais capitais. E isso é muito difícil fazer porque o País tem muitas desigualdades sociais e mensagens contraditórias que vêm de Brasília, da presidência da república, que confundem as pessoas e acaba atrapalhando o trabalho do setor de saúde”, afirmou.

“Podemos alcançar mais e estamos trabalhando duro para isso através de comunicação e ações de fiscalização para que esse recado possa chegar a todo mundo. Parabenizo os recifenses que estão aderindo o isolamento e ajudando a salvar vidas”, concluiu Jailson.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Pai de Meghan Markle diz que Oprah Winfrey se aproveitou de momento frágil de Harry
Realeza

Pai de Meghan Markle diz que Oprah Winfrey se aproveitou de momento frágil de Harry

Cidade do Espírito Santo participa de estudo de eficácia com meia dose da AstraZeneca/Fiocruz
Vacina

Cidade do Espírito Santo participa de estudo de eficácia com meia dose da AstraZeneca/Fiocruz