Recife conta com mais uma unidade de transplante de coração

Com mais de mil transplantes de fígado já realizados, o Hospital Jayme da Fonte passa a realizar o procedimento cardíaco

Fachada do Hospital Jayme da FonteFachada do Hospital Jayme da Fonte - Foto: Divulgação

A cirurgia de transplante de coração passa a ser realizada em mais um centro de saúde no Recife. O Hospital Jayme da Fonte, que já figura entre os locais de realização de transplante de fígado, teve o primeiro transplante de coração realizado com sucesso e a expectativa é realizar um transplante por mês.

O primeiro procedimento do tipo foi realizado no dia 18 de dezembro, no Hospital Jayme da Fonte. O transplantado, graças ao sucesso da operação, recebeu alta no dia 10 de janeiro. O funcionário público que recebeu o transplante havia passado dois meses internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com um quadro de insuficiência cardíaca grave. A cirurgia durou cerca de quatro horas.

Leia também:
Mutirão realiza transplante de córnea em cerca de 30 pacientes
Pernambuco é líder no N/NE em transplante de órgãos


O transplante de coração não é um procedimento simples. De acordo com o cirurgião cardiovascular e coordenador do serviço de transplante de coração do Hospital Jayme da Fonte, Fernando Figueira, tem todo um trabalho prévio de acompanhamento e interação da equipe que vai realizar o procedimento. "A única maneira de fazer um transplante dar certo é entender que é um trabalho em equipe. Desde a identificação do problema pelo cardiologista clínico até a divisão das equipes que irão buscar o órgão e que irão operar o paciente que vai receber o coração", contou.

Para o cardiologista, é de uma importância ímpar contar com mais um centro de saúde capaz de realizar a cirurgia de transplante. Atualmente o Imip, o Hospital Português e o Hospital Jayme da Fonte são capacitados para fazer a operação. "O paciente que tem o Sistema Único de Saúde, ele tem só aquela oportunidade. Mas uma pessoa que pode ser acobertada por uma carência pode realizar o procedimento sem competir com aquele paciente que depende apenas da saúde pública, que fica menos saturada."

Veja também

Ideologia levam médicos a receitar tratamento precoce contra Covid, diz presidente da AMB
Medicina

Ideologia levam médicos a receitar tratamento precoce contra Covid, diz presidente da AMB

Tornado deixa um morto e vários feridos no Alabama
Desastre natural

Tornado deixa um morto e vários feridos no Alabama