A-A+

Recife convoca população para plantar 10 mil mudas

Ação inédita da prefeitura planeja unir centenas de voluntários para um plantio histórico durante a Semana do Meio Ambiente

Plantio de mudas no RecifePlantio de mudas no Recife - Foto: Julya Caminha/Arquivo Folha de Pernambuco

A população do Recife poderá plantar 10 mil mudas durante a Maratona Verde, promovida durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 9 de junho. A ação, organizada pela prefeitura, é inédita e pretende realizar os plantios nos principais corredores viários, parques, praças, escolas e equipamentos de saúde da capital pernambucana.

Para participar, os interessados precisam efetuar um cadastro no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smas). As mudas começarão a ser entregues aos endereços registrados no prazo de uma semana que antecede o evento. O plantio será realizado durante toda a Semana do Meio Ambiente, mas os principais dias serão no fim de semana que compreende os dias 8 e 9 de junho, quando voluntários estarão reunidos em pontos estratégicos da cidade, definidos pela equipe de arborização da Smas.

Leia também:
Grupo inicia campanha de plantio de Mata Atlântica
Destruição da natureza ameaça a humanidade tanto quanto a mudança climática


Serão usadas principalmente mudas nativas da Mata Atlântica e espécies adaptadas às condições ambientais do Recife, como pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó, sendo de pequeno, médio e grande porte.

O objetivo do plantio coletivo, segundo a Prefeitura do Recife, é fazer com que os moradores se sintam parte da construção ecológica da cidade, além de buscar fortalecer a consciência cidadã sobre a importância das árvores para a sustentabilidade, adequação às mudanças climáticas, serviços ecossistêmicos e qualidade de vida da população.

De acordo com dados da gestão municipal, atualmente o Recife conta com 260 mil árvores em logradouros públicos. Desde 2013, segundo a prefeitura, foram plantadas 56 mil mudas, o que aumentou em 28% a cobertura vegetal da cidade.

Veja também

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia
Saúde

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão
Mundo

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão