CHUVAS

Recife decreta situação de emergência e convoca voluntários para arrecadação de donativos

O Decreto nº 35.669/2022 foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Município

Chuvas no RecifeChuvas no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Devido às fortes chuvas que atingem a capital pernambucana nos últimos dias, a Prefeitura do Recife decretou, na noite deste sábado (28), situação de emergência na cidade e convoca voluntários para ajudarem com a arrecadação de donativos para a população afetada.

O Decreto nº 35.669/2022 foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Município e autoriza a mobilização de servidores de todos os órgãos e secretarias municipais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, em ações que garantam a segurança das pessoas e medidas de respostas ao desastre.

"Venho aqui para me solidarizar com todas as famílias recifenses, sobretudo àquelas que perderam algum parente querido. A gente sabe a dor desse momento e nós não vamos parar um só minuto até garantir a segurança de todos e todas e restabelecer o funcionamento da nossa cidade”, afirmou o prefeito João Campos, reforçando que o município tem três mil profissionais atuando na linha de frente nesse momento, sendo 400 desses da Defesa Civil.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by João Campos (@joaocampos)

Com o decreto de situação de emergência, a Prefeitura do Recife autoriza a convocação de voluntários para ajudarem com a arrecadação de alimentos e donativos com o objetivo de auxiliar nas ações de assistência social. Além disso, a conta oficial da Prefeitura no WhatsApp, por meio do número (81) 99117-1407, está recebendo informações da população sobre deslizamentos de terra e divulgadno pontos de alagamento e abrigos provisórios na cidade.
 

Leia também

• Olinda, Jaboatão e Paulista decretam "situação de emergência" por causa das fortes chuvas

• Governo Federal anuncia envio de equipes para o Grande Recife após chuvas

• Apac renova, até domingo (29), alerta máximo de chuvas para quatro regiões de Pernambuco

• Compesa anuncia suspensão do abastecimento de água devido às chuvas na RMR



Três pontos de arrecadação de doações foram criados para receber colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores para destinar às pessoas em situação de vulnerabilidade, desabrigadas ou desalojadas. As doações podem ser feitas no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, área central da cidade; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas, que desejarem fazer grandes doações deverão entrar em contato com a Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e (81) 3355-9412 ou enviar e-mail [email protected].

Nas últimas 96 horas, devido ao fenômeno "Ondas de Leste", as chuvas chegaram a 445,69 mm no Recife. A previsão da Apac é que as chuvas continuem intensas neste domingo (29).

“Os avisos meteorológicos ainda indicam que pode haver chuvas de hoje para amanhã de intensidade moderada a forte. Quem está em local de risco deve procurar um abrigamento, que pode ser a casa de um parente ou amigo ou um de nossos abrigos. Nós já estamos com 30 abrigos que estão sendo utilizados em nossas escolas. Em todos eles nós vamos garantir alimentação, colchão, itens de higiene, lençol para poder garantir a saúde de todos e todas”, garantiu o prefeito João Campos. 

Além do Recife, as cidades de Jaboatão, Olinda e Paulista também decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas.

Veja também

Pernambuco confirma mais seis mortes e 2.911 casos de Covid-19
Coronavírus

Pernambuco confirma mais seis mortes e 2.911 casos de Covid-19

Chefes da diplomacia de EUA e China se reúnem em Bali esta semana
Relações internacionais

Chefes da diplomacia de EUA e China se reúnem em Bali esta semana