prevenção

Recife disponibiliza mais de 1.600 mamografias em unidade móvel durante mês de fevereiro

A partir desta terça-feira (1) até o dia 25, o equipamento vai circular por 33 pontos da capital, começando pelo bairro dos Coelhos, na área central do Recife

Mamógrafo móvelMamógrafo móvel - Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Durante o mês de fevereiro, serão oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura do Recife, 1.640 exames de mamografia para mulheres dos 50 aos 69 anos. Os exames serão realizados no mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do município.

A partir desta terça-feira (1) até o dia 25, o equipamento vai circular por 33 pontos da capital, começando pelo bairro dos Coelhos, na área central do Recife (veja programação completa abaixo). O agendamento precisa ser feito previamente nos locais onde o caminhão passará. 

Serão oferecidas, diariamente, 80 vagas por local, sendo metade pela manhã e outra metade à tarde. Além de realizar o agendamento prévio, é necessário, no dia marcado, levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

O resultado da mamografia sai em até 30 dias, na própria unidade de saúde onde o caminhão permaneceu – ou na unidade mais próxima do ponto da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer o procedimento, deve procurar a repartição de saúde de referência e solicitar um encaminhamento. 

A Prefeitura do Recife lembra que a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos

Como identificar
As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.  

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam no combate ao câncer de mama. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas auxilia na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção. 

Confira o calendário com as datas e locais de atendimento do mamógrafo móvel durante o mês de fevereiro:
 

Calendário de atendimento do mamógrafo móvel

Veja também

Lembra quando Bolsonaro era o fascista?', questiona filho de John Lennon, Sean Ono
Política

Lembra quando Bolsonaro era o fascista?', questiona filho de John Lennon, Sean Ono

Estudo indica que bonobos são mais agressivos do que se pensava
Bonobos

Estudo indica que bonobos são mais agressivos do que se pensava

Newsletter