Recife distribui 2 mil fichas para o mamógrafo móvel em abril

Mulheres da comunidade Morro da Conceição, na Zona Norte, serão as primeiras beneficiadas com o projeto

Mamógrafo móvel percorrerá 19 bairros, sendo o Morro da Conceição o primeiro beneficiadoMamógrafo móvel percorrerá 19 bairros, sendo o Morro da Conceição o primeiro beneficiado - Foto: Andréa Rego Barros / PCR

Mulheres da comunidade do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, receberão, a partir das 8h desta segunda-feira (2), um caminhão equipado com mamógrafo. O veículo ficará estacionado em frente à unidade de saúde do bairro, na Praça da Conceição. Ao longo do mês de abril, o mamógrafo móvel percorrerá 19 bairros, sendo o Morro da Conceição o primeiro beneficiado, oferecendo no total duas mil fichas para a realização do exame.

Para ter acesso ao serviço, mulheres entre 50 e 69 anos precisam levar documento de identificação com foto, cartão do Sistema único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Não é preciso agendar. Já as pacientes fora da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, que precisarem realizar o exame, devem comparecer à unidade de referência para marcar a mamografia.

Leia também:
Biossimilar para câncer de mama chega em março ao país
Pernambucanas iniciam tarde o tratamento contra o câncer de mama


De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, em cada local serão distribuídas 80 fichas, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. Nas ações que só acontecem em um turno, serão apenas 40 fichas. O resultado do exame é entregue em até 15 dias na unidade onde foi realizada a ação ou na unidade mais perto de onde o caminhão ficou estacionado.

No mês de março, quando foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, a secretaria, por meio da Coordenação da Política de Saúde da Mulher, ofereceu 3,4 mil vagas para a realização da mamografia no caminhão, em 45 ações ao longo do mês. Também foram oferecidos exames preventivos de câncer de colo de útero.

Veja também

Burger King é interditado em Salvador após aglomerar com promoção de Dia das Bruxas
Bahia

Burger King é interditado em Salvador após aglomerar com promoção de Dia das Bruxas

Trump e Biden visitam estados-chave no último fim de semana antes das eleições nos EUA
EUA

Trump e Biden visitam estados-chave no último fim de semana antes das eleições nos EUA