Vacinação

Recife e Jaboatão dos Guararapes abrem cadastro para a vacinação de crianças

Os municípios planejam iniciar a vacinação assim que as vacinas forem distribuídas pelo Estado

FOTO: Divulgação/ Secretaria de Saúde de Recife

Na madrugada desta terça-feira aterrissaram no Brasil as primeiras doses da vacina Pfizer destinadas a faixa etária de 5 a 11 anos. Com a iminência desses imunizantes chegarem a Pernambuco, os municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes estão prontos para iniciar a aplicação das doses e abriram o cadastro em seus sistemas para as crianças. O primeiro grupo a ser vacinado será composto de crianças que possuem doenças neurológicas crônicas, autismo e Síndrome de Down.

De acordo com a secretária municipal de saúde de Jaboatão dos Guararapes e médica pediatra, Zelma Pessôa, imunizar as crianças é uma medida essencial para a proteção do coletivo. “A vacinação pediátrica contra a Covid-19 já é um fato instituído mundialmente e que resultou em grande êxito. A faixa pediátrica de 5 a 11 anos é uma faixa vulnerável e muito importante de ser vacinada porque ela funciona como transmissor para adultos vulneráveis, como os idosos e as gestantes. Então, além do risco para as próprias crianças, também existem riscos como vias de transmissão para outros grupos”, afirma ela.

A secretária acrescentou ainda que o imunizante é seguro e vem como uma maneira de frear casos graves e até mesmo mortes pelo coronavírus. “Se fala muito que existiram poucos óbitos no grupo infantil. Se fosse apenas 1 óbito por uma doença prevenível e com vacina, essa morte já seria inadmissível, então uma morte que seja, ela não deve ser minimizada quando se tem uma vacina evitando complicações. Quanto aos efeitos colaterais, que é questionado por muita gente, a doença Covid-19 gera muito maior complicação nas crianças do que a vacina. É um efeito colateral praticamente insignificante” 

No município de Jaboatão, os cadastros para a vacina devem ser realizados através do endereço https://deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. Já no Recife, o cadastro das crianças já podem ser realizados no site ou aplicativo do Conecta Recife

O prefeito da capital pernambucana, João Campos, relatou que “O Recife está pronto, as estruturas dos centros estão prontas e organizadas. Lembramos que os centros de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos serão exclusivos para a vacinação desse público. E agora a gente está só esperando a vacina chegar, parte do Governo Federal”. 

Na cidade, pontos de vacinação específicos para a demanda da faixa etérea foram preparados para o melhor atendimento das crianças. São eles a sede do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)e a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, também destaca que o município está pronto para iniciar a vacinação. “Estamos nos adiantando para iniciar mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 tão logo as doses sejam disponibilizadas ao município. A previsão é de que a aplicação tenha início neste sábado (15). Por isso lembramos aos pais e responsáveis a importância desse pré-cadastro”, falou. 

No município a imunização das crianças será realizada no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; na UniFG, em Piedade; e no Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro, além das unidades de saúde. 

A Secretaria de Saúde de Olinda informou à Folha de Pernambuco que está aguardando os protocolos e orientações oficiais do Governo do Estado antes de organizar as estratégias para a vacinação da faixa etária. 

Veja também

Há "boas razões para acreditar" que houve estupros em ataques do Hamas, diz ONU
MUNDO

Há "boas razões para acreditar" que houve estupros em ataques do Hamas, diz ONU

Onda de violência e fuga de prisioneiros mostram domínio das gangues na capital do Haiti
MUNDO

Onda de violência e fuga de prisioneiros mostram domínio das gangues na capital do Haiti