Notícias

Recife fornece coleta de testes para profissionais de saúde em quatro unidades

Prefeito realizou coletiva na manhã desta quinta-feira para fazer novo balanço

Prefeito Geraldo JúlioPrefeito Geraldo Júlio - Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Em coletiva na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura do Recife fez um novo balanço sobre o internamento em leitos construídos nas últimas semanas. O prefeito Geraldo Júlio, o secretário de Planejamento e Gestão Jorge Vieira e o secretário de Saúde Jaílson Correia atualizaram novas medidas que serão adotadas ao combate da Covid-19 e resultados no que se refere às ações realizadas anteriormente.

De acordo com Jaílson Correia, profissionais de saúde podem encontrar, a partir de agora, quatro unidades em que ocorrem coleta de testes. “Nós temos uma rede de serviços que fazem a coleta nas próprias unidades, mas pra quem não trabalha numa dessas unidades, seja até trabalhador da área da saúde do setor público ou privado, e na sua unidade de origem não tenha coleta, nós disponibilizamos aqui em Recife quatro unidades de saúde que fazem essa coleta de testes. Nós temos o Centro de Saúde Mário Ramos (Casa Amarela), Centro de Saúde José Gustana (Iputinga), Policlínica Waldemar de Oliveira (Santo Amaro) e o Centro Romildo Gomes (Imbiribeira)”. O agendamento é feito no endereço http://www.testecovid19.recife.pe.gov.br

O secretário afirma que a Capital pernambucana tem 119 leitos que oferecem respiradores. “Nós temos mais de 600 leitos, com pacientes em sua maioria já internados. Contando leitos de UTI, leitos de sala de estabilização, são 119”. Ele ainda ressalta que a decisão de quem irá utilizar o respirador parte do médico. “É muito importante esclarecer que essa é uma decisão do profissional médico, lá na ponta, que está atendendo o paciente e vai decidir, por exemplo, sobre a necessidade de intubação ou não, e há protocolos internacionais pra isso. Ele (médico) solicita ao médico da central da regulação e esses profissionais indicam a necessidade de uma transferência pra um leito de respirador"< explicou.

O prefeito Geraldo Júlio exaltou o comprometimento da prefeitura no combate à Covid-19 e revelou que existem equipamentos comprados em pendência. "A gente ainda tem a espera de recebimento de respiradores que já foram comprados pra completar todos os leitos de UTI e poder botar todos em funcionamento. Na manhã de hoje, a gente tá tendo um cumprimento de busca e apreensão pra garantir o recebimento de respiradores pra Prefeitura do Recife, então hoje ainda a Justiça vai cumprir esse mandado pra ir buscar os respiradores que compramos em março e que ainda não foram entregues", disse.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Ônibus cai de ponte e deixa 45 mortos na África do Sul
ACIDENTE

Ônibus cai de ponte e deixa 45 mortos na África do Sul

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 detentas em presídio de Roma; esta é a primeira vez que rito é dedicado exclusivamente às mulheres

Newsletter