Recife ganha Fórum de Defesa Animal

O colegiado será formado por parlamentares, movimentos sociais, ONGs e representantes da sociedade civil e terá a função de discutir estratégias que pautem políticas públicas voltadas à causa animal. A prioridade da agenda será o abandono de animais de ru

CãoCão - Foto: André Nery/Folha de Pernambuco/Arquivo

A partir de janeiro, o Recife contará com o seu próprio Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal. O colegiado, a ser formado por parlamentares, movimentos sociais, ONGs e representantes da sociedade civil, terá a função de discutir estratégias que pautem políticas públicas voltadas à causa animal, além de receber denúncias de maus-tratos.

A iniciativa, de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP), foi aprovada pela presidência da Câmara e seguiu para sanção do Executivo. Sendo aprovado, o regimento interno do fórum será elaborado em 90 dias a partir da sua instalação nas dependências da Câmara Municipal do Recife.
De acordo com o autor da proposta, a prioridade da agenda será o abandono de animais de rua. “O Recife ainda não chegou numa alternativa que reduza a quantidade de cães e gatos nas ruas. Discutiremos qual é a solução mais eficiente, porque é um problema que ninguém conseguiu solucionar até agora”, comenta. Cerca de 100 mil cães e gatos vivem nas ruas do Recife.

Leia também:
Câmara aumenta pena de maus-tratos contra animais e zoofilia
Prefeitura de Gravatá doa terreno para criação de abrigo para animais
Carroceiros prometem realizar novo protesto no Recife

O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) não tem mais capacidade para recolher animais em situação de vulnerabilidade. “É por isso que o fórum vai contar com poder público e sociedade civil. Porque, cada um contribuindo com o seu olhar e experiência, ajudará a direcionar as políticas públicas na Cidade”, acredita o vereador.

 

Veja também

Pernambuco recebe mais 310 mil doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz
Vacina

Pernambuco recebe mais 310 mil doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz

Pernambuco registra 964 novos casos da Covid-19 e 38 mortes
Coronavírus

Pernambuco registra 964 novos casos da Covid-19 e 38 mortes