coronavírus

Recife divulga novas Estações Itinerantes para prevenção ao novo coronavírus

Moradores da Cidade também vão receber visitas de orientação de porta em porta

Estação Itinerante de Combate ao Coronavírus, no Pátio do CarmoEstação Itinerante de Combate ao Coronavírus, no Pátio do Carmo - Foto: Paullo Almeida / Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife divulgou neste sábado (1º) oito novos bairros que irão receber as novas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 na próxima segunda-feira (3). Além das novas tendas, moradores de comunidades vulneráveis na cidade irão receber, em casa, máscaras e orientações de porta em porta.  

Nesta semana, as Estações Itinerantes vão funcionar, das 8h às 16h, no Polo da Academia da Cidade de Santo Amaro, na Campina do Barreto, na Praça dos Taxistas (Nova Descoberta), na Comunidade do Cardoso (Madalena), Praça Maria da Conceição (Barro), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pina), na Praça do Largo Dom Luiz (Morro da Conceição) e no Terminal de ônibus de Três Carneiros (Cohab). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife.

"A partir de segunda, as estações itinerantes, que já foram a mais de 50 comunidades, junto com o trabalho de porta a porta, vão estar espalhadas por todas as regiões da cidade. Nesses locais, serão distribuídas máscaras e, sobretudo, orientações. E, nesta semana, também iniciaremos um trabalho especial de prevenção com as pessoas do grupo de risco, que só devem sair de casa para trabalhar ou em caso de necessidade", disse o prefeito Geraldo Julio.

Também haverá distribuição de máscara e kits de higiene pelos agentes de saúde da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) nas comunidades de Zeppelin e Portelinha, no Jiquiá, na segunda-feira (3), na Favela Papelão, no bairro de Sâo José, na terça (3), na Ilha do Destino, em Boa Viagem e na comunidade do Pantanal, na Cohab na quarta (5) e quinta (6).

Os kits contêm água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, pasta e escova de dente. Além da distribuição dos materiais, os profissionais da Sesau Recife também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de Covid-19.

Além das tendas e visitas de porta em porta, nesta segunda-feira (3) uma ação voltada aos grupos de risco da Covid-19 vai visitar, no bairro de San Martin, casas de pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

Ao longo da semana, agentes comunitários de saúde (ACS) também vão visitar moradores de áreas do Distrito Sanitário 5, como nos bairros de Afogados, Mangueira e Mustardinha para levar máscaras, panfletos e informações sobre a Covid-19. As orientações específicas vão compor material informativo que será distribuído para essa população de forma impressa e também em campanha de redes sociais. Para ajudar a mapear o público-alvo, serão utilizados os cadastros das equipes de saúde da família e também das informações colhidas pelos ACS durante as visitas, entre outras fontes de informação.

Veja também

Paraná assina acordo para produção de vacina da Rússia contra Covid-19
Coronavírus

Paraná assina acordo para produção de vacina da Rússia contra Covid-19

Incêndio no Pantanal obriga ribeirinho a abandonar casa pela primeira vez em 79 anos
meio ambiente

Incêndio no Pantanal obriga ribeirinho a abandonar casa