Saúde

Recife inaugura espaço com serviço de atenção especializada para crianças com HIV/Aids

No local, haverá apoio às equipes da atenção básica e especializada na assistência de gestantes vivendo com HIV/Aids no pré-natal de alto risco

Espaço de atendimento de crianças com HIVEspaço de atendimento de crianças com HIV - Foto: Rodolfo Loepert/PCR

O Serviço de Atenção Especializada (SAE) Pediátrico, espaço dedicado ao tratamento e cuidado integral de recém-nascidos e crianças expostas ou vivendo com HIV/Aids na capital pernambucana, foi inaugurado nesta quinta-feira (3), na Policlínica Gouveia de Barros, localizada no bairro da Boa Vista, área central da cidade.

No local, haverá apoio às equipes da atenção básica e especializada na assistência de gestantes vivendo com HIV/Aids no pré-natal de alto risco, incluindo auxílio no momento do parto e acompanhamento de puérperas. Também será oferecida, e garantida, a fórmula láctea infantil para recém-nascidos e crianças expostas à condição.

“Que a gente possa sempre ampliar nossa rede de Saúde com esse viés de acolhimento e de escuta, dando a oportunidade do acesso à saúde pública de qualidade. A gente tem um SAE todo equipado, reformado, que conta, sobretudo, com uma equipe engajada e que tem um trabalho de muita dedicação para poder cuidar do recifense”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, que participou da inauguração.

Com a implementação do Serviço de Atenção Especializada, o intuito, segundo a gestão municipal, é construir uma rede de prevenção, nos diferentes níveis de atenção em saúde, para o público infantil que tem ou pode ter contato com o vírus, bem como reduzir a transmissão vertical e mortalidade por HIV na cidade.

No Recife, entre 2011 e 2021, foram notificadas 1.076 gestantes infectadas por HIV. Assim, o município possui o mesmo número (1.076) de crianças expostas à transmissão vertical. Dessas exposições, foram notificados 35 casos de infecção em menores de 13 anos. Dos 35, 27 casos foram em crinaças menores de 5 anos.

Policlínica Gouveia de Barros

Policlínica Gouveia de Barros já ofertava procedimentos no âmbito da testagem e aconselhamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e hepatites virais, funcionando como Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Todas as pessoas podem realizar testes, todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Atualmente, o SAE Adulto acompanha o tratamento de cerca de 800 pessoas. Também acolhe os pacientes que foram testados e diagnosticados no próprio CTA ou na rede de serviços do Recife, como hospitais, maternidades, unidades de saúde da família, policlínicas, entre outros.

Veja também

Inscrições abertas para a terceira edição do programa Meu Diploma do Ensino Médio
CAPACITAÇÃO

Inscrições abertas para a terceira edição do programa Meu Diploma do Ensino Médio

Febre Oropouche: conheça os sintomas da doença que teve 1º caso confirmado no Rio de Janeiro
rio de janeiro

Febre Oropouche: conheça os sintomas da doença que teve 1º caso confirmado no Rio de Janeiro