Coronavírus

Recife inicia vacinação de idosos com 75 anos e mais e amplia locais de imunização

Grupo começará a ser vacinado no sábado (27). Agendamento deve ser feito no site da prefeitura

Vacina de Oxford contra Covid-19Vacina de Oxford contra Covid-19 - Foto: Aluisio Moreira/SEI

O Recife amplia a vacinação de idosos e começa a imunizar idosos com 75 anos ou mais neste sábado (27). 

O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos nesta sexta-feira (26). O agendamento estará disponível para essa faixa etária a partir das 18h.

"A partir de hoje [sexta-feira], às 18h, todos os idosos do Recife com 75 anos ou mais poderão se cadastrar e fazer o agendamento para, a partir de amanhã, se vacinar em um de nossos centros. Também estamos expandindo a nossa capacidade de vacinação. A partir deste final de semana, começam a funcionar mais quatro drive-thrus na nossa cidade”, informou o prefeito.

Com o novo grupo para ser imunizado, a capital pernambucana abre novos locais de imunização.

Segundo a prefeitura, a partir deste sábado, o Recife passará a ter 16 pontos de vacinação com novos cinco locais de drive-trhu.

Os novos pontos funcionarão no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; e Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira. 

Esses pontos se juntam aos drive-trhu já em funcionamento: Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Além dos drive-thrus, a Secretaria de Saúde disponibiliza também novos centros onde funcionam salas de vacina: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. 

Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. 
 
Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

O prefeito João Campos ainda fez um apelo para a participação da população nos cuidados preventivos para disseminação da doença. 

“É fundamental a participação de cada um e de cada uma no Recife, tomando os cuidados necessários: o distanciamento, o uso de máscara, evitar aglomeração, para que a gente possa vencer a pandemia. Nós estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance: ampliação da vacinação, abertura de novos leitos de UTI, estamos fazendo a nossa parte e temos certeza que podemos contar com vocês. Vamos agir com muita responsabilidade e firmeza para garantir que vidas serão salvas”, disse.

Como agendar
O agendamento para a imunização deste grupo prioritário pode ser feito no aplicativo Conecta Recife e site Minha Vacina.

Para agendar a ida ao posto de vacinação para receber a dose, é preciso marcar dia, horário e local no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. 

No site ou no app, o cidadão precisa marcar primeiramente o seu grupo prioritário.

Em seguida, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço.

Veja também

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia
MUNDO

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Newsletter