Recife iniciará testagens da Covid-19 a domicílio ainda este mês

O levantamento e mapeamento da doença na cidade auxiliará na tomada de decisões para futuras ações da Prefeitura da capital pernambucana

Secretário de saúde do Recife, Jailson CorreiaSecretário de saúde do Recife, Jailson Correia - Foto: Reprodução / Internet

A exemplo do que está sendo realizado em Fortaleza, no Ceará, o Recife iniciará ainda neste mês de junho testagens da Covid-19 em domicílios. O mapeamento da doença na cidade auxiliará na tomada de decisões para futuras ações da Prefeitura da Capital pernambucana. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (5), pelo secretário de saúde municipal, Jailson Correia, durante coletiva online.

“Nós estamos fazendo as preparações finais para iniciar a coleta domiciliar. Estamos fechando esse estudo. Obviamente, não vamos em todos os domicílios. Essa coleta vai nortear todas as ações da Prefeitura, começando ainda no mês de junho”, afirmou o secretário de saúde, informando que na primeira semana sem a quarentena rígida, o Recife continua liderando nacionalmente, entre as capitais, os índices de isolamento social, mesmo com percentuais um pouco menores do atingido durante a quarentena.

Ainda de acordo com o secretário, alguns indicadores têm apontado para a diminuição no número de casos na capital. “O número de atendimentos da atenção básica dedicadas à Covid-19 caiu pela metade nos últimos dias. O número de chamados do Samu para síndrome Respiratória Aguda Grave também representou uma queda de chamados nos últimos dias, assim como o número de atendimentos nas policlínicas”, afirmou Jailson Correia.

Leia também:
Prefeitura do Recife inaugura abrigo provisório para idosos no combate à Covid-19
Novos 32 leitos de UTI passam a funcionar no Recife a partir desta quinta-feira
Crachás humanizados aproximam profissionais e pacientes no Recife


O secretário comentou ainda sobre o plano de convivência que deve ser iniciado no Recife ainda este mês. “O plano existe sim e é bastante responsável do ponto de vista epidemiológico da assistência à saúde e do planejamento. Esse plano está em permanente avaliação, pois pode determinar maior aceleração, desaceleração ou até mesmo medidas rígidas para conter o avanço da Covid-19”, contou.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Internado com Covid-19, idoso reencontra cachorrinha de estimação em despedida emocionante
Folha Pet

Internado com Covid-19, idoso reencontra cadela de estimação em despedida emocionante

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos no Recife
RECIFE

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos