A-A+

Recife prepara estrutura para receber as pessoas com deficiência no Carnaval

Entre os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife estão o de mobilidade, acessibilidade e Libras

Camarote da acessibilidadeCamarote da acessibilidade - Foto: Ikamaha~/PCR

O Carnaval do Recife 2020, que tem como tema, “A Criança, o Circo e a Cultura Popular”, receberá no palco do Marco Zero, pela primeira vez, o serviço de audiodescrição, para as pessoas cegas. Além do novo serviço, todos os shows do palco terão tradução simultânea com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os audiodescritores narrarão o show das atrações que subirem ao palco do Marco Zero, das 19h às 2h, dos dias 21 a 25 de fevereiro. A cada noite, serão disponibilizados 20 equipamentos destinados às pessoas cegas.

Já os intérpretes de Libras estarão espalhados por mais outros cinco polos dos festejos de Momo. São eles: Várzea, Casa Amarela, Ibura Rec Beat e Lagoa do Araçá. Em cada um dos polos, uma dupla de intérpretes se revezará durante os shows.

Leia também:
Prefeitura de Olinda abre inscrições para 'Camarote da Acessibilidade'

Ônibus especiais levam foliões ao Galo e ao Bairro do Recife no Carnaval
Confira as mudanças no trânsito em Olinda durante o Carnaval, que terá linhas de ônibus especiais

As Pessoas com Deficiência (PcD) também contarão com o serviço das vans do PE Conduz. Carros adaptados para pessoas com cadeiras de rodas e com mobilidade reduzida ficam disponíveis para o translado das 18h à 00h e saem da frente à estação do BRT perto da Prefeitura do Recife. Chegando até o palco do Marco Zero, os foliões encontrarão profissionais da Gerência da Pessoa com Deficiência para assisti-los e um frontstage montado para recebê-los junto com seus acompanhantes. 

Os polos, que contam com rampas de acesso em todos eles, terão um espaço reservado em frente ao palco para atender pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Esta área permite a melhor visibilidade dos shows, para alguém em cadeira de rodas, por exemplo. 

Uma Central de Carnaval estará disponível para os foliões. No espaço estarão à disposição intérpretes de libras, programação em braile para consulta e voluntários treinados em acessibilidade atitudinal, capacitados para atender as PcDs. 

O Camarote da Acessibilidade, uma estrutura adaptada para pessoas com deficiência, estará localizado no no Pátio do Carmo, próximo à Basílica do Carmo e fica aberto das 08h às 17h durante os dias de Momo. Para pessoas com para pessoas com deficiência física, intelectual e visual, a inscrição deve ser feita através do número 3355-8645, com atendimento das 09h às 12h e das 12h às 16h. Já para carnavalescos com deficiência auditiva, devem ser feitas pelo site [email protected].

Além dos serviços, banheiros químicos adaptados e sinalizados serão instalados para uso exclusivos de pessoas usuárias de cadeiras de rodas.

Veja também

Pandemia impede realização de mais de 1 milhão de cirurgias em um ano
Coronavírus

Pandemia impede realização de mais de 1 milhão de cirurgias em um ano

Grupo Ruas e Praças realiza mediação de conflito em atendimentos presenciais
RECIFE

Grupo Ruas e Praças realiza mediação de conflito em atendimentos presenciais