saúde

Recife promove, em parceria com Unicef, a Semana do Bebê

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e gestão municipal farão diversas atividades entre os dias 20 a 26 de maio

A importância dos cuidados na primeira infânciaA importância dos cuidados na primeira infância - Foto: Pixabay

O direito à educação, saúde de qualidade, convívio social saudável e até a brincar, são pilares básicos que precisam ser garantidos as crianças desde os seus primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.

É com esse objetivo que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria firmada com a Prefeitura do Recife (PCR) desde 2015, promove a 5º Semana do Bebê na capital pernambucana. Com o tema “Alimentar o presente é cuidar do futuro”, de 20 a 26 de maio serão realizadas diversas atividades cujo tema central é a alimentação saudável.

“Nós queremos jogar luz a estas ações mostrando que todos podem se mobilizar. O período mais crítico na formação de uma criança é até o sexto ano de vida, por isso a importância de promover o acesso à educação, saúde, cultura”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A escolha do tema foi feita pela Unicef baseada em um cenário global que mostra a necessidade debater em todas as esferas o acesso a uma alimentação saudável, de qualidade e conectada com o meio ambiente. “Vamos promover diversas atividades e palestras com especialistas para abordar este tema”, completou Correia.

Este é o primeiro ano que a gestão municipal investe no chamamento da organização civil, não governamental e de setores privado para ampliar as ações da Semana do Bebê. “Se as crianças fossem bem trabalhadas na infância, o mundo estaria muito melhor hoje. Todos os dias eu aprendo no SUS que as mães pedem socorro e assistência, que as crianças merecem um cuidado maior em sua formação”, declarou a primeira-dama do Recife, Cristina Mello.

Leia também:
Dia das Crianças: a pureza da eterna infância
Começa Campanha de Vacinação; prioridade é para gestantes e crianças

Entre os programas que contribuem para os indicadores positivos em relação aos cuidados na primeira infância, está o Ninar de Terreiros, para proporcionar a inclusão das comunidades, o Mamaço, que é o primeiro alimento fundamental para o desenvolvimento das crianças. “O que acontece nestes primeiros anos tem influência direta na arquitetura do cérebro das crianças, e isso é comprovado pela neurociência. Investir nesses primeiros momentos traz muito retorno para a cidade, do que ter que promover depois um resgaste destas pessoas”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira. Para a coordenadora técnica da Unicef na região Nordeste, Jane Santos, a Semana do Bebê só traz resultado se houver intersetorialidade, mobilização e cuidado integral.

“A Semana do Bebê começou mais efetivamente em 2004, no município de Canela, no Rio Grande do Sul. Agora são quase duas mil semanas em 10 capitais do Brasil. Nós queremos chamar a atenção para todos que tem responsabilidade com as crianças de 0 a 6 anos”, ressaltou. O lançamento da programação da Semana do Bebê será realizado no dia 20 de maio, às 9h, no Teatro Santa Isabel. E o encerramento ocorrerá no dia 26 de maio, no Recife Antigo de Coração.

Frente Parlamentar
A Frente da Primeira Infância da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está elaborando um diagnóstico sobre o cumprimento dos direitos das crianças no Estado. O estudo será detalhado por município e disponibilizado através de uma plataforma para que toda a sociedade civil, gestores e legisladores tenham acesso.

A Frente, que é coordenada pela deputada estadual Simone Santa, trabalha com cinco eixos: direito a saúde, educação, proteção social, convivência comunitária e o direito à cultura, lazer e ao brincar. "Também queremos identificar quais são os municípios que possuem o Plano Municipal de Educação, para então promover políticas públicas mais eficientes nestas áreas", afirmou a parlamentar.

Veja também

Morre Eliseu Neto, ativista liderou ação que criminalizou homofobia
LUTO

Morre Eliseu Neto, ativista liderou ação que criminalizou homofobia

Jaboatão disponibiliza tratamento para esporotricose em gatos através do CVA
Folha Pet

Jaboatão disponibiliza tratamento para esporotricose em gatos através do CVA

Newsletter