Recife recebe transatlântico que dará volta ao mundo

Passageiros do Costa Luminosa foram recebidos com frevo e informações turísticas nesta quinta

Transatlântico dará volta ao mundoTransatlântico dará volta ao mundo - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O transatlântico Costa Luminosa, décimo navio da temporada de cruzeiros 2016/2017 e o primeiro a atracar no Recife este ano, chegou nesta quinta-feira (19) ao Porto do Recife. O navio dará a volta ao mundo em 106 noites, percorrendo 39 portos em 20 países diferentes. O Recife foi a primeira parada do cruzeiro no Brasil.

O navio saiu da Itália no dia 6 de janeiro. Para receber mais de três mil pessoas, entre turistas e tripulantes, foram articulados serviços da secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal.

No desembarque, às 7h, os visitantes foram recebidos pelo mais pernambucano dos ritmos, com apresentação de orquestra de frevo e passistas. Informações turísticas foram disponibilizadas no terminal e fora dele. Para prestar todo tipo de esclarecimento, atendentes bilíngues receberam os visitantes.

Como o fluxo de turistas é grande, foi feito um planejamento para evitar transtornos durante os trajetos. Além dos ônibus fretados, tropas de táxi foram orientadas e previamente avaliadas para atender os estrangeiros. “A prefeitura disponibilizou uma tabela específica com preços de referência e tradutores para facilitar na comunicação”, informou o diretor da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) Antônio Faria.

O alemão Stefan Kettler estava ansioso para conhecer as vistas e a cultura de Pernambuco. “Na Alemanha nós temos um programa de TV onde alemães visitam o Brasil, inclusive o Recife, então nós resolvemos vir aqui conhecer também”, disse ele.

Em sua primeira vez no Brasil, a alemã Gitta Schumann veio com o marido passear de bicicleta pela cidade do Recife. “Nós temos um mapa e vamos percorrer daqui do porto até Olinda,” contou ela. Eles pretendem gastar a maior parte do dinheiro experimentando a culinária local.

Veja também

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais
Folha Pet

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais

MPF alertava sobre risco de incêndio na Cinemateca desde julho de 2020
SÃO PAULO

MPF alertava sobre risco de incêndio na Cinemateca desde julho de 2020