A-A+

Chuvas

Recife registra 89% da chuva esperada para abril em 72 horas

A média histórica do mês na capital pernambucana é de 326,3 mm

Alagamento causado pela chuva no RecifeAlagamento causado pela chuva no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Recife registro,u entre a noite da última sexta-feira (9) e a manhã desta segunda-feira (12), um acumulado de 292 milímetros de chuva, de acordo com a Prefeitura do Recife (PCR). 

Esse índice corresponde a 89% da chuva prevista para abril em apenas 72 horas. A média histórica do mês na capital pernambucana é de 326,3 mm. 

Abril, é inclusive, o primeiro mês da quadra chuvosa, período que vai até julho e compreende a maior incidência de chuvas.


 Nesta segunda-feira, o prefeito João Campos acompanhou a situação nos pontos mais críticos da cidade e esteve reunido com equipes da gestão para discutir as medidas que já estão em andamento para atender a população e mitigar os danos. 

Ao todo mais de mil profissionais estão nas ruas, segundo o prefeito, acompanhando os efeitos das fortes chuvas no Recife.

“A intensidade [da chuva] é muito alta, a gente tem mais de mil profissionais da nossa equipe, entre CTTU, Emlurb e Defesa Civil, trabalhando de maneira permanente para poder mitigar os danos”, informou João Campos. 

O prefeito destacou que o desafio é grande porque o Recife tem parte do território ao nível do mar e outra parte em áreas de morro. “Eram mais de 180 pontos de alagamento há 10 anos. Desses, 110 já foram resolvidos, então a mitigação está sendo feita. Ainda temos 70 pontos mais críticos, que fazem parte do plano de contingência para serem resolvidos com investimentos que a gente tem projetado para fazer ao longo dos próximos anos”, completou o prefeito. 

Ocorrências
A Defesa Civil do Recife registrou 326 chamados da população até a madrugada desta segunda-feira (12), entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias. Não houve ocorrências graves. 

As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia. 

A Emlurb contabilizou, durante o final de semana, 38 ocorrências com árvores, todas já solucionadas. 

Nesta segunda, foram registradas mais dez ocorrências.

Veja também

Queiroga diz que está com Covid-19 e que fará quarentena nos EUA
Ministro da Saúde

Queiroga diz que está com Covid-19 e que fará quarentena nos EUA

Covid-19: casos no Brasil diminuem após ajuste de dados em estados
Coronavírus

Covid-19: casos no Brasil diminuem após ajuste de dados em estados