PANDEMIA

Recife tem manhã de sábado tranquila, de obediência às medidas restritivas mais rígidas

Parque da Jaqueira com portões fechadosParque da Jaqueira com portões fechados - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

No primeiro dia de medidas restritivas mais rígidas no final de semana em Pernambuco para conter o avanço da Covid-19 no Estado, Recife vive uma manhã tranquila.

A reportagem passou pelas zonas Norte e Sul da capital pernambucana. Na Zona Norte, o Parque da Jaqueira, tradicional espaço de lazer e prática de exerícios no bairro homônimo, está com os portões fechados, como determina o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara.

As medidas começaram a valer na última quarta-feira (3) e vigoram até o próximo dia 17.

Principal praia do Recife, Boa Viagem estava com a areia praticamente vazia. Havia quase nenhum banhista. E os poucos que lá se encontravam eram convidados pelos fiscais a usar máscara e a caminhar - a prática de exercício individual está permitida na orla no final de semana.

No calçadão da praia, havia movimento, mas também pequeno, com pessoas caminhando ou pedalando.

Neste fim de semana e no próximo (13 e 14), apenas serviços essenciais podem funcionar. Está proibida, assim, a abertura de shoppings centers, comércios de rua, academias, clubes sociais, igrejas e tempos religiosos. Bares e restaurantes estão liberados apenas com sistemas de retirada de pedidos no local ou delivery. Parques também devem estar fechados e nas praias está permitida apenas a prática individual de atividades esportivas.

Já durante a semana, atividades não essenciais estão proibidas entre 20h e 5h de segunda a sexta.

Veja também

Em dois anos Brasil apreende 114 milhões de maços de cigarro oriundo de contrabando
Fiscalização

Em dois anos Brasil apreende 114 milhões de maços de cigarro oriundo de contrabando

Mortes de grávidas e puérperas por Covid-19, no Brasil, dobram em 2021
Pandemia

Mortes de grávidas e puérperas por Covid-19, no Brasil, dobram em 2021