Vacinação

Recife registra movimentação tranquila nos centros de vacinação exclusivos para crianças

O grupo conta com quatro centros de vacinação exclusivos na capital pernambucana

Vacinação de criançasVacinação de crianças - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A cidade do Recife iniciou a vacinação contra a covid-19 de crianças entre cinco e 11 anos, que tenham doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. Neste primeiro domingo (16), o movimento foi tranquilo em alguns dos postos de vacinação para esse público. 

O grupo conta com quatro centros de vacinação exclusivos: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária; Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista. Após a imunização, as crianças precisam passar por um período de 20 minutos em uma sala de recreação, preparada especialmente para o período de observação após a aplicação da dose. 

No posto de vacinação da UFPE a professora Jaqueline Gonçalves, de 42 anos, afirma que a dose do imunizante vai dar mais segurança para o filho Atos Murilo, de cinco anos e que tem paralisia cerebral. 

“Já aproveitei o primeiro final de Semana porque o medo da Covid é muito grande. Vacina significa vida, meu filho tem paralisia e isso pode agravar, porque pode ter problema para respirar. Estava esperando esse momento para imunizar meu filho”, disse.  

No posto de vacinação da Universo, na Imbiribeira, a  gerente de projetos, Aline Martins, de 43 anos, aproveitou o primeiro domingo para fazer o seu filho Gabriel Martins, de 11 anos e tem autismo e TDAH para ser imunizado. Segundo ela, a espera após a imunização na sala de recreação foi uma ação positiva para estimular a segunda dose. 

“É uma alegria enorme, é importante todos vacinados e a população tenha essa consciência. Esse tempo após da uma tranquilidade, como meu filho é autista ele sofre com atecedência, na segunda dose vai ser mais tranquilo e ele vai vir até com alegria, foi muito bem pensada essa ação”, disse. 

Para a psicóloga Renata Rodrigues, de 45 anos, o imunização vai trazer mais segurança para que seu filho Heitor Rodrigues, de 7 anos e tem autismo, possa frequentar as sessões de terapia mais tranquilo. 

“É um momento significativo e esperado. A gente não tem muita escolha em deixar ele em isolamento por conta das terapias e acompanhamentos que ele faz. É uma segurança para ele frequentar os locais de terapia e a escola, da uma proteção para ele”, contou. 

Como agendar 
O agendamento para este grupo está disponível no aplicativo do Conecta Recife e no site do Conecta Recife

Para comprovar a condição de comorbidade, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade. O modelo da declaração da Secretaria de Saúde do Recife está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por médico. Já o laudo médico das comorbidades e/ou transtornos elencados deve conter o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição.

Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. Devem ser apresentados o original e a cópia (que ficará retida no local) da declaração ou laudo. Apenas as crianças com Síndrome de Down estão isentas da declaração, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida.

Veja também

Maduro anuncia retorno de escritório de Direitos Humanos da ONU à Venezuela
Maduro

Maduro anuncia retorno de escritório de Direitos Humanos da ONU à Venezuela

Professores do Tennessee podem ser autorizados a portar armas nas escolas
Estados Unidos

Professores do Tennessee podem ser autorizados a portar armas nas escolas

Newsletter