Recife terá ações contra o tabagismo

Nesta terça-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde do município está promovendo uma série de ações que visa conscientizar a população sobre as consequências do tabagismo

Cigarro Cigarro  - Foto: Ed Machado

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Todo ano, mais de cinco milhões de pessoas morrem por causa do cigarro. Dia 29 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

No Recife, a Secretaria de Saúde do município está promovendo uma série de ações que visa conscientizar a população sobre as consequências do tabagismo. Uma das atividades será realizada no Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (Cptra), durante todo o dia, com abordagens sobre o tabagismo, através de rodas de conversas, práticas terapêuticas e lúdicas, para usuários e familiares do serviços e dos Grupos de Tabagismo da Atenção Básica do Alto do Mandú.

Leia também:
Tabagismo custa R$ 56,9 bilhões por ano ao Brasil
Combata o tabagismo com boa alimentação


Já no Real Hospital Português, o evento que vai marcar o dia de conscientização reunirá o pneumologista Blancard Torres, coordenador do Programa Respirando Fundo, o cirurgião torácico Riad Younes, diretor do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e o oncologista Felipe Roitberg, do Hospital Sírio Libanês, para discutir o tema Tabagismo x Câncer de Pulmão. Na ocasião, será lançada a campanha “Não Deve, Não Pode”, ressaltando a proibição de fumar dentro das dependências do hospital.

Veja também

Maior ataque suicida em Bagdá em três anos mata ao menos 32 pessoas
Terrorismo

Maior ataque suicida em Bagdá em três anos mata ao menos 32 pessoas

Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputinik V
Covid-19

Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputinik V