Recife: tubarão que mordeu jovem nesta segunda (1º) é da espécie tigre, informa Cemit
A identificação é feita pelo tipo de mordida realizada pelo animal
A espécie tubarão-tigre foi a responsável pelo incidente envolvendo uma mulher de 19 anos na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na tarde desta segunda-feira (1º). Ela teve a perna direita amputada após a mordida do animal.
A informação foi confirmada pela secretária executiva do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Danise Alves. A identificação é feita pelo tipo de lesão causada pelo bicho.
“Não foi a mesma espécie do incidente de ontem. Este é um tubarão-tigre, e ontem foi um tubarão-cabeça-chata”, explica a secretária. “A gente diz que foi uma espécie diferente pelo padrão da lesão, pelo tipo de marcas da dentição deixadas na perna da vítima e por ser uma espécie que tem como característica provocar amputações. Ele tem uma mandíbula muito forte, capaz de causar amputação imediata”, completa.
Leia também
• Jovem de 19 anos é mordida por tubarão na praia de Boa Viagem, nesta segunda-feira (1º)
• Menino mordido por tubarão em Piedade tem perna amputada, diz médico do HR
• Campanha pede doação de sangue para criança mordida por tubarão na Praia de Piedade
Ainda segundo Danise, o incidente pode estar relacionado ao início do período de lua cheia, registrado no último sábado (30), quando ocorre o fenômeno conhecido como “marés de lua”.
Nessa fase, as marés ficam mais fortes, gerando maior movimentação da água e ondas mais intensas. Consequentemente, a água tende a ficar mais turva, reduzindo a visibilidade no ambiente marinho e dificultando que espécies como tubarãões identifiquem suas presas naturais.
“O que a gente pede neste período de marés altas e de chuvas é que os banhistas evitem o banho de mar de toda forma. Se forem à praia, tentem usufruir da faixa de areia, do guarda-sol e pratiquem algum esporte”, recomenda.
A especialista afirma que o momento é de preocupação para as equipes que monitoram a situação, especialmente porque, apesar da presença de placas alertando para o risco de incidentes com tubarões, muitos banhistas ainda ignoram ou subestimam os perigos de entrar no mar.
“É uma realidade muito triste e muito cruel. A gente está totalmente desnorteado”, lamenta.
Local onde ocorreu o incidente é sinalizado com placas | Foto: Felipe Ribeiro/Folha de PernambucoIncidentes em 2026
Este é o quarto incidente com tubarões em 2026 em Pernambuco. O primeiro aconteceu em 9 janeiro deste ano, quando uma turista foi mordida na perna pelo animal na praia da Anpesca, em Fernando de Noronha.

