SAÚDE

Recife vai oferecer mais de 2 mil exames gratuitos no Mamógrafo Móvel durante o mês da mulher

Dia da mulher é celebrado internacionalmente em 8 de março

Serão 2.640 vagas para mamografia, acessíveis em 33 pontosSerão 2.640 vagas para mamografia, acessíveis em 33 pontos - Foto: Hugo Aquino/Sesau

O mês de março marca a celebração do Dia Internacional da Mulher. A data é um momento especial para que a sociedade civil e os órgãos públicos voltem suas atenções às necessidades políticas, econômicas, sociais e culturais das mulheres. Dentre esses eixos, a saúde dos corpos femininos é um fator de importante atenção.

Pensando nisso, a Prefeitura do Recife anunciou a oferta de 2.800 vagas gratuitas de mamografia, sem necessidade de agendamento.A iniciativa é destinada a mulheres e homens trans com idade entre 50 e 69 anos. 

O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde do Recife estará presente em 34 pontos espalhados pelos oito distritos sanitários da capital pernambucana, de segunda a sábado (exceto nos feriados), das 8h às 12h e de 13h às 17h. 

De acordo com a Prefeitura, o objetivo da medida é democratizar o acesso ao tratamento, levando o serviço para as comunidades, inclusive aos sábados, em unidades de saúde, centros culturais, ações sociais e igrejas, com foco na faixa etária prioritária preconizada pelo Ministério da Saúde. 

Como realizar o exame

Em cada localidade, são ofertadas 80 vagas, divididas igualmente entre manhã e tarde. No dia do exame, é preciso apresentar documento de identificação, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Durante a realização da mamografia, é obrigatório o uso de máscara, em conformidade com os protocolos sanitários vigentes.

Mulheres que não estejam com idade entre 50 a 69 anos devem ser encaminhadas por um profissional da Atenção Básica, que irá solicitar o agendamento da mamografia.

Resultados

Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias, na própria unidade de saúde que recebeu a ação, ou na mais próxima, caso o Mamógrafo Móvel tenha feito os atendimentos em locais descentralizados.

Confira a programação completa

Programação completa do Mamógrafo Móvel Reprodução / Prefeitura do Recife

Veja também

ATACMS: Ucrânia começa a usar contra a Rússia mísseis de longo alcance enviados "secretamente" pelos
GUERRA

ATACMS: Ucrânia começa a usar contra a Rússia mísseis de longo alcance enviados "secretamente" pelos

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil
BRASIL

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

Newsletter