Projeto-piloto

Recifense agora pode adotar plantas

Moradores arregaçaram as mangas para pôr a mão na terra e plantar sua árvore

Ao apadrinhar, morador se torna o guardião da plantaAo apadrinhar, morador se torna o guardião da planta - Foto: Daniel Tavares/pcr/Cortesia

 

“Vamos cuidar dessas árvores como cuidamos do nosso canteiro interno”. Assim como outras pessoas que moram na mesma rua que a dele, o síndico João Caetano Rodrigues apadrinhou três das 11 mudas que foram plantadas nos alegretes. A iniciativa-piloto, encabeçada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), busca engajar a população no cuidado com o meio ambiente por meio da adoção de plantas.

Ontem, o projeto Adote uma Árvore teve o primeiro pontapé na rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Moradores arregaçaram as mangas para pôr a mão na terra e plantar sua árvore. Houve a entrega da certidão de nascimento e a instalação das placas de identificação das mudas. As escolhidas do catálogo foram ipê-de-jardim (paudarquinho) e flamboyant-mirim.

Além de embelezar, as árvores contribuem para a diminuição das ilhas de calor, são boas regularizadoras térmicas e fazem sombra. Uma série de benefícios que levou a gestão municipal a repensar ações que estimulem, na prática, a consciência ambiental. Quem quiser fazer parte do projeto pode entrar em contato com a Emlurb por meio da Central 156 ou pelo telefone 3355-5524.

“Esse projeto busca despertar nas pessoas o entendimento de que é importante ter árvores em sua rua. O morador, ao apadrinhar, torna-se guardião da planta. Ele cuidará como um filho. Vai dar água e acompanhar seu crescimento. Para qualquer outra intervenção deverá chamar os técnicos da Emlurb”, esclarece Jane Correia, assessora socioambiental da Emlurb. O adotante também pode homenagear alguém ao batizar a planta.

 

Veja também

Fernando de Noronha realiza o primeiro salvo-aéreo noturno para transferir paciente com Covid-19
Modernização

Noronha realiza o primeiro salvo-aéreo noturno para transferir paciente com Covid-19

Pedre e noivos são presos em casamento que quebrou regras da quarentena no Chile
QUARENTENA

Pedre e noivos são presos em casamento que quebrou regras no Chile