Projeto-piloto

Recifense agora pode adotar plantas

Moradores arregaçaram as mangas para pôr a mão na terra e plantar sua árvore

Ao apadrinhar, morador se torna o guardião da plantaAo apadrinhar, morador se torna o guardião da planta - Foto: Daniel Tavares/pcr/Cortesia

 

“Vamos cuidar dessas árvores como cuidamos do nosso canteiro interno”. Assim como outras pessoas que moram na mesma rua que a dele, o síndico João Caetano Rodrigues apadrinhou três das 11 mudas que foram plantadas nos alegretes. A iniciativa-piloto, encabeçada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), busca engajar a população no cuidado com o meio ambiente por meio da adoção de plantas.

Ontem, o projeto Adote uma Árvore teve o primeiro pontapé na rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Moradores arregaçaram as mangas para pôr a mão na terra e plantar sua árvore. Houve a entrega da certidão de nascimento e a instalação das placas de identificação das mudas. As escolhidas do catálogo foram ipê-de-jardim (paudarquinho) e flamboyant-mirim.

Além de embelezar, as árvores contribuem para a diminuição das ilhas de calor, são boas regularizadoras térmicas e fazem sombra. Uma série de benefícios que levou a gestão municipal a repensar ações que estimulem, na prática, a consciência ambiental. Quem quiser fazer parte do projeto pode entrar em contato com a Emlurb por meio da Central 156 ou pelo telefone 3355-5524.

“Esse projeto busca despertar nas pessoas o entendimento de que é importante ter árvores em sua rua. O morador, ao apadrinhar, torna-se guardião da planta. Ele cuidará como um filho. Vai dar água e acompanhar seu crescimento. Para qualquer outra intervenção deverá chamar os técnicos da Emlurb”, esclarece Jane Correia, assessora socioambiental da Emlurb. O adotante também pode homenagear alguém ao batizar a planta.

 

Veja também

Após dois anos de polêmicas, Parlamento britânico aprova lei para enviar imigrantes para Ruanda
MUNDO

Após dois anos de polêmicas, Parlamento britânico aprova lei para enviar imigrantes para Ruanda

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica
SAÚDE

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica

Newsletter