Recolhidas 8,5 toneladas de embalagens de agrotóxicos em Timbaúba

Coleta foi organizada pela Associação de Fornecedores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco. Ideia foi dar destino seguro aos recipientes

Embalagens vazias de agrotóxicosEmbalagens vazias de agrotóxicos - Foto: Divulgação/ Adagro

Mais de oito toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos foram recolhidas em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, esta semana. A coleta foi organizada pela Associação de Fornecedores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco (AFCP), na unidade Cruangi, reunindo 118 fornecedores. Fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) estiveram presentes para fiscalizar a logística desses produtos.

A ideia da coleta itinerante foi dar o destino correto às embalagens vazias de agrotóxicos entregues por grandes e pequenos produtores da região, que, se descartadas sem cuidados, oferecem riscos à saúde humana, dos animais e ao meio ambiente.

A AFCP pediu autorização a Adagro para fazer o recebimento, e a agência foi verificar se o transporte estava sendo feito da forma apropriada. Também participaram da ação a Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários (ARPAN) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (impEV).

Timbaúba tem muitos fornecedores de cana, e a Usina Cruangi, administrada pela AFCP, e é um local apropriado para receber essas embalagens, pois conta com um espaço amplo e seguro, segundo a Adagro. Depois de entregues, os recipientes foram organizados e lavados de forma segura.

Quando limpas, as embalagens se tornam novos produtos, como bateria de carro, tubos para a construção civil ou podem voltar a ser embalagem de agrotóxicos. Se não estiverem limpas ou impossibilitadas de serem usadas, são encaminhadas pela associação para incineração em local adequado.

Coleta itinerante
Não existe uma agenda de coletas. Elas são feitas de acordo com a demanda. Esse ano, por exemplo, foram realizadas duas coletas, uma em Vitória de Santo Antão e outra em Timbaúba, ambas na Mata Norte de Pernambuco.

Quem deve receber as embalagens vazias são as casas que vendem produtos agrotóxicos. A agência  informou que não teve nenhuma denúncia, este ano, sobre locais que se negaram a receber a embalagem de volta. O produtor que quiser entregar a embalagem e não sabe onde há um lugar apropriado, pode ligar para o telefone da Adagro: 0800 081 1020.

Veja também

Mais da metade dos inscritos falta ao 1º dia do Enem em meio à pandemia
Enem 2020

Mais da metade dos inscritos falta ao 1º dia do Enem em meio à pandemia

No primeiro dia, cem são vacinados no Hospital das Clínicas
Coronavírus

No primeiro dia, cem são vacinados no Hospital das Clínicas