Submarino

Recordes no Guinness e 'mentor' Bezos: quem é Hamish Harding, que está em submarino desaparecido

Empresário britânico Hamish Harding embarcou em submarino desaparecido em expedição ao Titanic como especialista e tem histórico de aventuras radicais

Hamish Harding, bilionário presidente da Action Aviation, está em submarino desaparecido Hamish Harding, bilionário presidente da Action Aviation, está em submarino desaparecido  - Foto: Reprodução/Instagram

O empresário britânico Hamish Harding — uma das cinco pessoas a bordo do submarino que desapareceu enquanto explorava os destroços do "Titanic"— não tem medo de aventuras radicais, seja no espaço ou nas profundezas dos oceanos e já conquistou recordes no Guinness Book.

Quem é Hamish Harding?
Além das aventuras que ele compartilha nas redes sociais, poucos detalhes são conhecidos sobre a carreira e a fortuna do presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation, fundada em 2004. O magnata de 58 anos anunciou no Instagram, no sábado, a participação na tripulação de cinco pessoas do submarino turístico que desapareceu logo após partir para explorar os destroços do famoso navio naufragado em uma parte remota do Oceano Atlântico.

“Tenho orgulho de finalmente anunciar que me juntei à Expedição OceanGate para sua Missão RMS TITANIC como especialista de missão no submarino que está mergulhando até o Titanic", escreveu, acrescentando que "acabou de abrir uma janela meteorológica e amanhã vamos tentar mergulhar".

No domingo, a Action Aviation seguiu divulgando os avanços da missão. "O submarino foi lançado com sucesso e Hamish está atualmente mergulhando", dizia a publicação.

Hamish Harding tem histórico de aventuras radicais
Em maio de 2021, ele se descreveu no Instagram como um "marido, pai de dois filhos, explorador apaixonado" residente em Dubai.

"Eu aproveito qualquer oportunidade para viajar, quebrar recordes mundiais e pilotar jatos", acrescentou.

O empresário também falou sobre sua personalidade ao site Arabian Gulf Business.

"Acho que você cria sua própria sorte na vida. Você cria seu ambiente ao seu redor, onde a sorte chega ou não, dependendo das suas decisões, da sua antecipação das coisas que acabam mal e das medidas que você toma antes que elas terminem mal", disse ele na entrevista,

Hamish Harding já foi ao espaço
Harding foi ao espaço há um ano, a bordo do foguete New Shepard da Blue Origin, para um voo de 10 minutos, a quinta missão tripulada bem-sucedida lançada pela empresa de Jeff Bezos. Em uma ocasião, ele disse que o fundador da Amazon era como um "mentor" para ele.

Hamish Harding acumula recordes no Guinness Book
O empresário britânico tem vários recordes no Guinness Book. Em julho de 2019, fez parte de uma equipe que completou a volta mais rápida ao mundo de avião até então, passando pelos dois polos, em 46 horas, 40 minutos e 22 segundos.

Quase dois anos depois, ele mergulhou, com outro explorador, Victor Vescovo, nas profundezas da Fossa das Marianas, a área mais profunda dos oceanos conhecida até hoje, a bordo de um submersível de dois lugares. Esta missão foi a mais longa a esta profundidade (4 horas e 15 minutos) com a maior distância percorrida (4.600 metros).

Veja também

ONU alerta que faltam 'muitas questões a resolver' antes da COP29
COP29

ONU alerta que faltam 'muitas questões a resolver' antes da COP29

FMI aprova desembolso de US$ 800 milhões para Argentina
Argentina

FMI aprova desembolso de US$ 800 milhões para Argentina

Newsletter