Notícias

Redes mobilizam ato no Marco Zero esta quinta contra feminicídio

Mobilização ocorrerá um dia após morte no Rosarinho, onde principal suspeito é ex-companheiro da vítima. Protesto está marcado para 16h

Campanha "Isso é Feminicídio"Campanha "Isso é Feminicídio" - Foto: Divulgação

Um protesto contra os índices de feminicídio em Pernambuco está marcado para acontecer as 16h desta quinta-feira (20), no Marco Zero, no Bairro do Recife, área central da cidade. Além de lembrar as vítimas, a atividade faz parte de uma campanha que está recolhendo assinaturas para que seja criado o subtítulo “Feminicídio” nos boletins de ocorrência do estado. O ato ocorrerá, por uma triste coincidência, um dia após a morte de uma mulher no bairro do Rosarinho. A polícia aponta o ex-companheiro como principal suspeito do crime.

O evento é uma realização das organizações Rede Meu Recife e Rede Minha Igarassu e está dentro do calendário de atividades da campanha “Isso é Feminicídio”, que está recolhendo assinaturas para incentivar o governador Paulo Câmara a sancionar decreto sobre a criação do subtítulo “Feminicídio” nos boletins de ocorrência da Polícia Civil de Pernambuco.

De acordo com a lei º 13.104/2015, feminicídio é o crime praticado contra a mulher por razões da condição de gênero. O crime pode ocorrer nas hipóteses de violência doméstica e familiar ou quando há menosprezo ou discriminação à condição da mulher.

A campanha surgiu após a deputada Simone Santana (PSB) fazer, em abril passado, um requerimento formal, através de indicação, para que Câmara sancione o decreto. A matéria não pode ter origem no Poder Legislativo, mas sim no Executivo, já que a Polícia Civil responde ao governo estadual.

A não existência desse item nos boletins de ocorrência como opção dificulta o levantamento de dados sobre o crime e, consequentemente, a elaboração de políticas públicas de prevenção e enfrentamento do problema. “O Rio de Janeiro criou o subtítulo ano passado, e Pernambuco, pela posição central, poderia catalisar esse processo de mudança no Nordeste, mas, até agora, o governador não deu resposta, nem positiva, nem negativa, nem nos convidou para uma reunião”, disse a coordenadora de mobilização do Meu Recife, Camila Fernandes.

Por telefone, a assessoria de imprensa do Governo do Estado disse que a indicação está sendo analisada. No entanto, não informou qual é o prazo para conclusão desta análise. Como forma de estimular o governador a acatar o requerimento da deputada, o site da campanha “Isso é Feminicídio” está recolhendo assinaturas para entregar uma petição pública a Câmara.

A reportagem não conseguiu entrevistar a deputada Simone Santana. A Assembleia Legislativa está em recesso parlamentar. No entanto, a assessoria de imprensa da deputada enviou a indicação (nº 7025/2017) com a justificativa para a criação do subtítulo. "Desta maneira, será possível identificar, entre todos os casos de homicídio ocorridos em Pernambuco, quais se enquadram nas características desse crime específico e assustadoramente comum. Mesmo sendo vista por alguns como um simbolismo penal, essa tipificação traz consigo notoriedade ao direito das mulheres, garantias e direitos que antes nunca seriam visualizados", diz um trecho do documento.

Violência contra a mulher
De acordo com as organizações, somente no mês de maio, 2.674 mulheres sofreram violência doméstica, o que representa uma média de 86,2 vítimas por dia. No entanto, sem o subtítulo, não é possível precisar quantos registros de feminicídio há Pernambuco, segundo Camila Fernandes.

Apenas via pedido de informação feito ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Rede Meu Recife conseguiu contabilizar os processos que julgaram ou estão em andamento pelo crime de feminicídio. São somente 28 processos, referentes ao período de 2015 - ano de publicação da Lei 13.104/15 (Lei do Feminicídio) - até maio de 2017.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que, de janeiro a junho de 2017, 161 mulheres foram assassinadas em Pernambuco. A pasta disse que "tem trabalhado intensamente, por meio de suas operativas, para proteger as mulheres de Pernambuco, prevenindo crimes e prendendo os responsáveis".

Feminicídio
O crime classificado como feminicídio acontece quando há perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, e é considerado crime hediondo no Brasil. Ou seja: o homicídio se configura como feminicídio quando a mulher é morta pelo fato de ser mulher.

Segundo a Estratégia nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), de 10 de março de 2015 até 10 de março de 2016 os crimes classificados como feminicídio compunham 52,87% do total de inquéritos gerais registrados.

A Faculdade de Direito do Recife lançou, em abril, a campanha "Contra o Machismo e Contra o Feminicídio". A iniciativa é organizada por mulheres do movimento feminista de Pernambuco, pela Tempus Comunicação e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), por meio do Grupo Frida de Gênero e Diversidade.

Confira o vídeo:


Ato no Marco Zero
A praça do Marco Zero foi escolhida por ser um cartão postal de visibilidade e um ponto importante de circulação de pessoas na capital. A mobilização será inspirada na instalação "Sapatos Vermelhos" da artista plástica Elina Chauvet e do jornalista Javier Juarez, de 2009, para cobrar do poder público a investigação das mulheres que sumiram na cidade de Juarez, no México, na década de 1990. Foram espalhados ao redor do mundo pares de sapatos representando as vítimas de feminicídio.

Leia também>>
Perícia técnica é feita em apartamento onde mulher foi assassinada
Mulher é assassinada em apartamento da Zona Norte do Recife
Parentes usam redes sociais para cobrar julgamento de feminicídios
Feminicídio e cultura do machismo: um debate necessário
Polícia confirma que vizinho foi autuado em flagrante por matar fisioterapeuta
Campanha contra o feminicídio é lançada

Veja também

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Newsletter