Redução nos transportes provoca aumento na busca por bicicletas de aluguel

Segundo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), pasta responsável pelo programa, não há elementos suficientes para associar totalmente o crescimento do uso dos modais à greve dos caminhoneiros

Estações do Bike PE vaziasEstações do Bike PE vazias - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A redução na oferta de ônibus e do combustível para abastecer veículos particulares provocou um aumento na busca por bicicletas de aluguel do Bike PE. Na manhã desta sexta-feira (25), a reportagem da Folha de Pernambuco encontrou vazia a estação da praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife.

Segundo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), pasta responsável pelo programa, não há elementos suficientes para associar totalmente o crescimento do uso dos modais à greve dos caminhoneiros. A mensuração do aumento do fluxo será finalizada em junho, pois as contagens são realizadas mensalmente, segundo a Seturel-PE.

Leia também:
Bike PE reforça segurança do ciclista, mas aumenta preços
Passageiros enfrentam mais um dia de transtornos com frota de ônibus reduzida


O estudante Matheus Chagas afirmou ter observado a alta demanda. "Costumo usar todo dia, mas hoje encontrei muitas estações vazias ou com poucas bicicletas". Algumas estações possuem mais espaço para estacionar do que bicicletas disponíveis para facilitar o deslocamento dos usuários, afirmou a secretaria.

Ainda segundo dados da secretaria, o número de cadastros no Bike PE subiu de 1.887 para 13.296 nos últimos seis meses, período em que foi finalizada a entrega das 800 bicicletas previstas na remodelação do projeto, que foi iniciada em setembro do ano passado.

Veja também

São Paulo tem madrugada mais fria do ano
Suldeste

São Paulo tem madrugada mais fria do ano

Lira: aprovação de texto que torna viável a sanção do Orçamento vai ajudar o combate à pandemia
Congresso

Lira: aprovação de texto que torna viável a sanção do Orçamento vai ajudar o combate à pandemia