Recomeço

Reeducandos recebem bolsas para ingressar em curso superior no Recife

Parceria entre Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Instituto Recomeçar e Senac concedeu bolsas de estudos em cursos superiores para oito reeducandos

Reeducandos ingressam em curso superiorReeducandos ingressam em curso superior - Foto: Divulgação | Patronato Penitenciário

Um projeto do Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), proporcionou novas oportunidades para egressos do regime aberto e livramento condicional de Pernambuco. Com o apoio do Instituto Recomeçar e Senac, oito reeducandos estão escrevendo uma nova história de vida ao entrar no ensino superior.

Graças à parceria da Faculdade Senac, foram concedidas bolsas de estudos nos cursos de Recursos Humanos, Análise de Desenvolvimento de Sistema e Gastronomia. Com as aulas iniciadas há cerca de um mês pela modalidade remota, por conta da pandemia, os egressos estão comparecendo todos os dias na sala de informática do órgão. 

“É o acontecimento mais importante da minha vida, sem sombra de dúvidas. Estou adquirindo conhecimento para em um futuro breve ser um profissional capacitado no ramo da gastronomia”, comenta Clodoaldo Martins, 45 anos, que há três é acompanhado pelo Patronato. 

A escolha dos estudantes se deu a partir de análise realizada durante o atendimento individual com a psicóloga e assistente social do Patronato. O órgão é responsável por acompanhar os egressos, prestar assistência psicossocial e jurídica, além de fomentar a ressocialização viabilizando cursos e vagas de trabalho. 

Pedro Eurico, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, ressalta a importância da educação em poder melhorar a perspectiva de mudança de vida dos egressos. “Esses reeducandos estão aproveitando essa oportunidade para melhorar o seu futuro profissional, como pessoa e como cidadão”, afirma.

Para o presidente do Sistema Fecomércio|Sesc|Senac-Pernambuco, Bernardo Peixoto, “A educação profissional é a chave para a transformação social. Para nós, do Senac, é um privilégio ser uma das pontes que contribuirão para a reintegração social destas pessoas”.

 

 

Veja também

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição
AMÉRICA LATINA

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição

Brasil confirma 1.036 novas mortes pela Covid-19; total chega a 435.751
Boletim Nacional

Brasil confirma 1.036 novas mortes pela Covid-19; total chega a 435.751