A-A+

IMUNIZAÇÃO

Reforço vacinal de 60+ e profissionais de saúde começou nesse fim de semana no Recife

No posto de vacinação do Tribunal Regional Federal, no Bairro do Recife, pessoas do novo público aproveitaram o domingo para receber a dose extra de imunização

Posto de vacinação contra a COVID-19, no TRF. Início da 3 dose, de reforço, para profissionais de saúde e pessoas a partir dos 60 anosPosto de vacinação contra a COVID-19, no TRF. Início da 3 dose, de reforço, para profissionais de saúde e pessoas a partir dos 60 anos - Fotos: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

A cidade do Recife iniciou, nesse fim de semana, a vacinação da dose de reforço contra a Covid-19 para trabalhadores de saúde e todas as pessoas acima dos 60 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o imunizante usado é o fabricado pela Pfizer, preferencialmente, e que novas faixas etárias para receber o suplemento da vacina ainda vão ser anunciadas. Mas, ainda segundo assessoria da Secretaria, o “Ministério da Saúde informou que deve enviar novas remessas para a ampliação”.

No último sábado (2), mais de 202.410 doses de vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegaram a Pernambuco. “Em relação à aplicação das doses de reforço dos trabalhadores de saúde, ficou acertado que o Estado realizará as ações junto aos trabalhadores da rede estadual e os municípios devem ficar responsáveis pelos serviços sob sua gerência”, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

No posto de vacinação do Tribunal Regional Federal, no Bairro do Recife, pessoas do novo público aproveitaram o domingo para receber a dose extra de imunização.

A médica Ana Paula Oliveira, de 45 anos, considera que é preciso a valorização da ciência para que as pessoas se imunizem. “Essa dose é muito importante, sou professora e temos que usar a ciência a nosso favor. Hoje existe um movimento anti vacina e a internet pode ser utilizada para dar essa informação. Temos que vacinar e promover isso, o conhecimento, a terceira dose é mais efetiva e a imunidade fica mais forte”, contou.

Já o representante comercial José Edmilson Silva, de 78 anos, também foi ao local de vacinação para receber o reforço. “Essa dose nos da uma tranquilidade, coisa que não tive quando tomei a segunda. Com a terceira conseguimos resistir, não sabemos até quando esse vírus estará conosco. Assim eu fico mais tranquilo”, disse.

Cadastro e agendamento
Lembrando que o cadastro deve ser feito pelo site e aplicativo Conecta Recife e é válido para quem completou o esquema vacinal há ao menos seis meses, com imunizantes em duas doses ou aplicação única. No Recife, há 26 locais de vacinação, que funcionam ininterruptamente de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. No momento da vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal. São aceitos o cartão de vacinação impresso e o Certificado Digital de Vacinação (no Conecta Recife).

A Secretaria Estadual de Saúde registrou ontem 201 casos de Covid 19. Entre os confirmados, 14 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 187 (93%) são leves. Com a atualização, Pernambuco totaliza 621.834 casos confirmados da doença, sendo 54.048 graves e 567.786 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Veja também

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake
Luto

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake

Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições
Educação

Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições