Logo Folha de Pernambuco

espanha

Região turística na costa espanhola é confinada por incêndio

Incêndio florestal consumiu 150 hectares na região de Colera

Incêndio florestal na Espanha em 2022Incêndio florestal na Espanha em 2022 - Foto: Cesar Manso/AFP

Um incêndio florestal que consumiu 150 hectares em pouco tempo, nesta sexta-feira (4), alimentado pelos ventos fortes, levou ao isolamento da região de Colera e de um camping na costa espanhola, próxima à fronteira com a França, informaram os serviços de emergência.

"Devido ao incêndio em Portbou", os "bombeiros da Catalunha ordenaram o confinamento do município de Colera, na área de La Rovellada, e do acampamento Sant Miquel", informou o serviço de Proteção Civil da região catalã (nordeste) no X, antigo Twitter.

A cidade costeira de Colera tem uma população de 500 habitantes, que como a de todas as cidades da costa, se multiplica no verão. O acampamento Sant Miquel, por sua vez, tem capacidade para 720 pessoas, de acordo com um site de turismo do governo catalão.

A área pertence à província de Girona e sua principal cidade vizinha é Portbou, um importante entroncamento ferroviário, mas a estrada que liga as localidades foi fechada devido às chamas.

O incêndio afetou "uma superfície de aproximadamente 150 hectares, segundo dados provisórios", informou o órgão Agentes Rurais, também do governo da Catalunha.

O Corpo de Bombeiros informou que "23 veículos de bombeiros da Catalunha, 6 deles aéreos" estão trabalhando na extinção das chamas, acrescentando que conta com a ajuda de profissionais franceses.

"Os trabalhos aéreos são muito complicados por causa da tramuntana", nome dos fortes ventos do norte, que superam os 50 km/h, de acordo com a Agência Meteorológica espanhola (Aemet).

Um porta-voz dos bombeiros da região francesa dos Pirineus Orientais contou à AFP que um avião lançador de água não pôde atuar devido à força do vento.

"Até o momento, o incêndio está confinado ao território espanhol", disse o porta-voz, acrescentando que dez caminhões e viaturas francesas participam da operação.

Veja também

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump
Guerra

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial
política

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Newsletter