Tocilizumabe

Regulador europeu autoriza tratamento contra artrite para casos graves da Covid-19

Anti-inflamatório deve ser administrado com corticoides a para essa categoria de pacientes

Tocilizumabe, um tratamento para artriteTocilizumabe, um tratamento para artrite - Foto: Divulgação

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou, nesta segunda-feira (6), o uso de tocilizumabe, um tratamento para artrite, para pacientes hospitalizados por uma forma grave da Covid-19, alegando que reduz o risco de morte.

O anti-inflamatório, fabricado pela gigante farmacêutica suíça Roche e comercializado sob o nome RoActemra na Europa, deve ser administrado com corticoides a para essa categoria de pacientes, concluiu o regulador da União Europeia, saindo à frente da Organização Mundial da Saúde e dos Estados Unidos.

A EMA recomendou expandir o uso de tocilizumabe para adultos com Covid-19 que estão recebendo terapia "sistêmica" com corticoides e requerem oxigênio suplementar ou ventilação mecânica.

A Comissão Europeia terá agora que seguir a recomendação do regulador, com sede em Amsterdã, na Holanda.

Disponível para o tratamento de artrite em adultos e crianças, o tocilizumabe atua suprimindo a perigosa "tempestade de citocinas", uma reação exagerada do sistema imunológico ao coronavírus.

De acordo com a EMA, um estudo com mais de 4.000 pacientes com casos graves de Covid-19 mostrou que o medicamento, administrado por via intravenosa ou por injeção, reduziu o risco de morte e o tempo de internação hospitalar.

No entanto, deve ser prescrito junto com os corticosteroides porque "o aumento da mortalidade não pode ser excluído" se usado sem eles, enfatizou.

O tratamento aumenta a gama de ferramentas da UE para combater a Covid-19. Isso já inclui quatro vacinas, dois tratamentos com anticorpos, incluindo o Regeneron da Roche, e o futuro uso emergencial da pílula desenvolvida pela MSD.

Veja também

Decreto municipal proíbe Carnaval, festas e eventos em Nazaré da MataMata Norte

Decreto municipal proíbe Carnaval, festas e eventos em Nazaré da Mata

Ministério da Saúde orienta que crianças que tomaram dose adulta de Pfizer sejam examinadasSaúde

Ministério da Saúde orienta que crianças que tomaram dose adulta de Pfizer sejam examinadas