Internacional

Reino Unido avança na vacinação e já imunizou mais de 20 milhões

O premier britânico, Boris Johnson, declarou que seu país conseguiu 'uma façanha nacional' e agradeceu ao sistema de saúde e seus profissionais por 'seu trabalho incansável'

Enfermeira administra uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford Covid-19 a um paciente, na região central da InglaterraEnfermeira administra uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford Covid-19 a um paciente, na região central da Inglaterra - Foto: Oli Scarff/AFP

Com 20 milhões de pessoas tendo recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o Reino Unido se colocou neste domingo entre os países mais avançados na vacinação, cujo atraso na União Europeia obriga seus membros a focarem na vacina russa Sputnik V.

O premier britânico, Boris Johnson, declarou que seu país conseguiu "uma façanha nacional" e agradeceu ao sistema de saúde e seus profissionais por "seu trabalho incansável".

Apenas Israel e os Emirados Árabes já vacinaram uma porcentagem maior de sua população do que o Reino Unido, cujo governo espera ter aplicado uma dose em todos os adultos até o fim de julho.
 

"Estou muito feliz que mais de 20 milhões de pessoas já tenham sido vacinadas no Reino Unido", declarou o ministro da Saúde, Matt Hancock, em vídeo publicado no Twitter. Ele agradeceu "a todos aqueles que compareceram para a imunização, porque sabemos com mais ou menos certeza que a vacina os protege, protege sua comunidade e também é a via de saída para todos".

Muito afetado pela pandemia do coronavírus, com quase 123.000 mortos, o Reino Unido aposta na vacinação em massa para sair do confinamento. Com sua campanha, iniciada em dezembro e uma das mais adiantadas no mundo, o governo tem o objetivo de que todas pessoas com mais de 50 anos recebam a primeira dose até 15 de abril, e todos os adultos até o fim de julho.

Para não desacelerar o progresso, a vacinação continuará em seguida de acordo com critérios de faixa etária, e não de profissões mais expostas, como policiais e professores, de acordo com a recomendação do comitê científico que monitora a campanha.

O Reino Unido atingiu em meados de fevereiro o objetivo de vacinar as quase 15 milhões de pessoas com mais de 70 anos, profissionais da saúde, residentes e funcionários de casas de repouso. 

Veja também

Em dois anos Brasil apreende 114 milhões de maços de cigarro oriundo de contrabando
Fiscalização

Em dois anos Brasil apreende 114 milhões de maços de cigarro oriundo de contrabando

Mortes de grávidas e puérperas por Covid-19, no Brasil, dobram em 2021
Pandemia

Mortes de grávidas e puérperas por Covid-19, no Brasil, dobram em 2021