Coronavírus

Reino Unido é o primeiro país europeu a superar marca de 100 mil mortes por Covid-19

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.631 novos óbitos confirmados pela doença

Coronavírus no Reino UnidoCoronavírus no Reino Unido - Foto: Hollie Adams/AFP

O Reino Unido se tornou, nesta terça-feira (26), o primeiro país da Europa a ultrapassar 100 mil mortes causadas pela Covid-19, confirmando a magnitude da crise de saúde neste país que aposta suas esperanças na campanha de vacinação.

Diante de uma implacável terceira onda de infecções desde a descoberta, em dezembro, de uma variante do coronavírus no sul da Inglaterra que é entre 30% e 70% mais contagiosa, o país continua batendo recordes sombrios.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.631 novos óbitos confirmados por Covid-19, elevando o saldo total desde o início da pandemia a 100.162 falecimentos, segundo dados do Ministério da Saúde.

a última quarta-feira, o país havia registrado 1.820 novos óbitos, seu pior balanço diário desde o início da pandemia. E apesar de todo o país estar completamente confinado, com escolas fechadas, há semanas os números caem muito lentamente e os hospitais continuam sobrecarregados com o aumento de pacientes com sintomas graves.

"Meus pensamentos estão com cada pessoa que perdeu um ente querido: por trás desses números comoventes estão amigos, famílias e vizinhos", disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, antes de uma coletiva de imprensa do primeiro-ministro, Boris Johnson.

"Sei como o ano passado foi difícil, mas também sei como é forte a determinação dos britânicos e como nos esforçamos para superar isso".

No país mais afetado pela pandemia na Europa, o governo Johnson foi duramente criticado desde o início da crise de saúde por suas políticas erráticas.

Veja também

Vacinação de idosos de 80 a 84 anos tem fila de duas horas e sensação de alívio em SP
Vacinação

Vacinação de idosos de 80 a 84 anos tem fila de duas horas e sensação de alívio em SP

STF concede domiciliar a empresário preso em operação contra Crivella
Justiça

STF concede domiciliar a empresário preso em operação contra Crivella