PANDEMIA

Ômicron já corresponde a mais de 99% casos de Covid-19 em Pernambuco, diz Fiocruz

Amostras são de pacientes de seis municípios pernambucanos

Sequenciamento da CovidSequenciamento da Covid - Foto: Miva Filho/SES-PE

Quase 100% das amostras sequenciadas de Covid-19 em Pernambuco são da cepa ômicron. Uma nova análise genética realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz-PE), divulgada nesta sexta-feira (4), apontou que a variante já corresponde a quase todos os casos positivos da doença no Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), dos 132 genomas analisados, 131 (99,25%) foram identificados como a linhagem ômicron e apenas em uma amostra, de um paciente do Recife, colhida em 13 de janeiro, apresentou a variante Delta.

As coletas são de pacientes de seis municípios: Cabo de Santo Agostinho (1), Garanhuns (1), Recife (127), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vertentes (1) e Vitória de Santo Antão (1). As amostras foram colhidas entre os dias 6 e 19 de janeiro. 

"Reforço que, diante deste cenário, precisamos do engajamento de toda a população, com o respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados, com o uso da máscara, a lavagem das mãos e o ato de evitar aglomerações", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

"Também é de suma importância que possamos avançar com a vacinação porque, por escapar parcialmente dos anticorpos, a ômicron pode causar infecção em pessoas devidamente vacinadas, mas elas raramente adoecem com gravidade e morrem. Já em não vacinados tem um impacto muito pior, com reflexo direto nas hospitalizações e mortes”, reforçou ele.

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter