Reportagem da Folha é finalista do Prêmio Estácio de Jornalismo

Especial detalhou a importância histórica e política da Faculdade de Direito do Recife (FDR)

João Vitor Pascoal, repórter da Folha de PernambucoJoão Vitor Pascoal, repórter da Folha de Pernambuco - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A reportagem especial "Fornalha de Ideias", do Portal FolhaPE, é finalista do Prêmio Estácio de Jornalismo 2019, na categoria internet (regional). Idealizada pelos jornalistas João Vitor Pascoal e Paulo Trigueiro, a reportagem mostra a importância histórica e política da Faculdade de Direito do Recife (FDR), que junto à unidade acadêmica de São Paulo, é a mais antiga do País. O projeto digital tem ilustrações de Lehi Henri e vídeo do fotógrafo Rafael Furtado.

Baseada em um material de pesquisa intenso, a produção jornalística discorreu sobre a linha histórica do centro acadêmico, ressaltando as personalidades que influenciaram na história do País em diferentes épocas. “A gente viu, por exemplo, que a certeza abolicionista de Joaquim Nabuco foi construída na FDR. Descobrimos que Castro Alves e Tobias Barreto realizaram um 'duelo' de poesias na faculdade, ou ainda que o ex-presidente da República Epitácio Pessoa, egresso da FDR, escolheu outro aluno de lá, Clóvis Beviláqua, para elaborar o Código Civil Brasileiro”, explica o repórter João Vitor Pascoal.

“Em linhas gerais, acho que esse material é importante para que a gente possa conhecer um pouco mais da nossa história, e reconhecer o valor de uma instituição como a Faculdade de Direito do Recife, um centro acadêmico histórico que até hoje promove a formação de tanta gente, por meio do ensino público de alta qualidade”, ressalta o repórter.

Leia o especial completo: 
Fornalha de Ideias 

Prêmio

O prêmio reconhece as melhores produções jornalísticas em torno do ensino superior do País. A reportagem especial da Folha de Pernambuco concorre na mesma categoria que matérias do Zero Hora Online, de Porto Alegre (RS), e do Diário Digital, de Campo Grande (MS). A cerimônia de premiação ocorre no dia 21 de novembro, no Rio de Janeiro, quando os vencedores serão anunciados.

Veja também

Linhas de ônibus terão reforço para o segundo turno na RMR
Eleições 2020

Linhas de ônibus terão reforço para o segundo turno na RMR

Pesquisadores criam tecnologia para eliminar metal cancerígeno da água
Pesquisa

Pesquisadores criam tecnologia para eliminar metal cancerígeno da água