A-A+

Requalificação da av. Presidente Kennedy, em Olinda, altera itinerários de oito linhas de ônibus

Obras começam na segunda (3), mas a interdição já vale a partir deste sábado (1)

Avenida Presidente KennedyAvenida Presidente Kennedy - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Começa na próxima segunda-feira (3) a requalificação da avenida Presidente Kennedy, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, considerada pelos moradores como uma das vias mais problemáticas da cidade. A assinatura da Ordem de Serviço será feita pelo prefeito Professor Lupércio às 9h, no canteiro central da avenida, próximo ao Centro da Moda. As obras começarão imediatamente.

Para viabilizar o serviço, um esquema prévio de interdição do trânsito será executado na via, já a partir das 14h deste sábado (1). A primeira etapa será executada no sentido cidade-subúrbio, no trecho entre as ruas Governador Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão. 

Leia também:
Requalificação da avenida Presidente Kennedy custará R$ 20 milhões
Av. Presidente Kennedy, em Olinda, vai passar por obra de requalificação


Por causa da interdição, o Grande Recife Consórcio de Transporte muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pela localidade.

Confira as linhas e mudanças:

820 - TI Xambá (Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cabugá)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra
881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce


Sentido Recife/subúrbio: ...Avenida Presidente Kennedy, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Dr. Sérgio Loreto, Rua Carmela Dutra, Rua Austro Costa, Rua Gentil Ferreira Gusmão, Avenida Presidente Kennedy...

Com a mudança, a parada nº 130240, localizada na Avenida Presidente Kennedy, lado oposto ao Centro da Moda, deixará de ser atendida pelas linhas acima. A opção para os usuários é a parada nº 130147 que fica na Rua Governador Agamenon Magalhães, além de três outros pontos de embarque e desembarque que serão implantados ao longo do desvio.

São eles: um na Rua Dr. Sérgio Loreto, em frente ao imóvel nº 1080 B; outro na Rua Austro Costa, após o imóvel nº 98; e o último na Rua Gentil Ferreira Gusmão próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em frente ao imóvel nº 29.

Quando a Avenida no sentido cidade/subúrbio for liberada, os trabalhos já iniciam no sentido contrário. Porém, o primeiro desvio não será desfeito, uma vez que os veículos que trafegam no sentido subúrbio/cidade terão que circular temporariamente pelo contra-fluxo da via. Veja como fica:

Sentido subúrbio/Recife: ...Avenida Presidente Kennedy, contra-fluxo da Avenida Presidente Kennedy, Avenida Presidente Kennedy...

Devido ao desvio, os ônibus deixarão de atender a parada nº 130235 que fica Avenida Presidente Kennedy em frente ao Centro da Moda. Como opções para o usuário, o Grande Recife implantará dois pontos de embarque e desembarque na própria via.

São eles: um antes do cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Gentil Ferreira Gusmão, em frente à Igreja Universal; e, o segundo, após o cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Governador Agamenon Magalhães, em frente ao imóvel nº 817.

Avenida Presidente Kennedy
A avenida Presidente Kennedy possui aproximadamente 4,5 km de extensão e fica no bairro de Peixinhos. Segundo divulgado pela Prefeitura de Olinda em setembro do ano passado, à época do anúncio da requalificação, a obra custará R$ 20 milhões e deverá ficar pronta em um prazo de 18 meses.

A obra prevê melhorias no sistema de drenagem, no asfalto, na iluminação e nas ruas próximas. O novo sistema de drenagem deve contar com 13 pontos de escoamento e com canaletas superficiais, diferente do sistema subterrâneo que é utilizado atualmente.

Veja também

Preocupação com falta de mão de obra cresce na indústria, diz CNI
CNI

Preocupação com falta de mão de obra cresce na indústria, diz CNI

ONU teme 'crimes hediondos em massa' em Mianmar
Direitos Humanos

ONU teme 'crimes hediondos em massa' em Mianmar