Requalificação da ponte do Janga será entregue nesta sexta-feira
Obras custaram R$ 17 milhões e deveriam ter acabado em agosto de 2017
A requalificação e duplicação da ponte do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), será entregue oficialmente à população nesta sexta-feira (13). A ponte ganhou nova iluminação com lâmpadas de LED e sinalização de trânsito ao longo da rodovia.
Mesmo antes da inauguração, pessoas que faziam uso da ponte antes e agora, após a obra, encontram um cenário completamente diferente. João Manoel de Oliveira, trabalhador da construção civil, acompanhou toda a duração da obra. "Quando ela estava com apenas uma via funcionando não tinha horário de engarrafamento, era o tempo todo", contou.
Considerada a obra de recuperação viária mais importante do Litoral Norte de Pernambuco, a requalificação e duplicação de 4,5 quilômetros da PE-01 e da Ponte do Janga custaram R$ 17 milhões aos cofres públicos e deveriam ter sido concluídas em agosto de 2017. O montante é fruto de um convênio entre a gestão municipal e o Governo do Estado.
Leia também:
Após remoção de sinalização, trecho da ponte do Janga segue liberado
Obra na ponte do Janga causa enormes engarrafamentos
Participam da solenidade de entrega nesta sexta, a partir das 11h, o governador do Estado, Paulo Câmara, e o prefeito de Paulista, Junior Matuto. De acordo com a Prefeitura de Paulista, 50 mil veículos trafegam da ponte do Janga até a entrada do Conjunto Beira-Mar. Nos fins de semana e nos feriados o fluxo aumenta, chegando a 70 mil carros. Com a entrega da obra, é esperado que o trânsito na área passe a fluir bem.
Assim como João, Luiz Antônio Ferreira passa pela ponte com frequência. Professor de uma auto-escola localizada próxima à ponte do janga, Luiz passou a aproveitar melhor o trajeto recém liberado para dar aulas. "Agora a gente ensina com mais segurança", salientou. Para ele, a população precisa se envolver para manter o que foi feito. "Espero que continue assim, o problema quase sempre é manter a obra do jeito que ela é entregue, mas o povo tem que cuidar", contou.
Veja também

Por causa das chuvas, Olinda suspende, temporariamente, dois pontos de vacinação
