Restaurada, imagem de Nossa Senhora da Conceição é revelada aos fiéis, no Recife; veja
Cerimônia de reinauguração ocorreu na noite desta quarta (24)
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição voltou a estar sob os pés da Imaculada. Nesta quarta-feira (24), no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, a imagem da santa foi entregue restaurada.
A cerimônia da reinauguração foi presidida pelo reitor do Santuário, padre Emerson Borges, e do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Josivaldo Bezerra.
Leia também
• Imagem de Nossa Senhora da Conceição do Morro será entregue restaurada nesta quarta (24)
• Santa Cruz agradece conquistas no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
• Santuário de Nossa Senhora de Fátima no Recife completará 90 anos
A obra de restauro foi conduzida pela Prefeitura do Recife. Os serviços foram concluídos em 45 dias úteis. Tanto o nicho quanto a imagem foram tratados nos pontos de oxidação e desbotamento da pintura. Foi retomada parte da pintura dourada em elementos que estavam em tons de azul, uma releitura da pigmentação mais antiga da imagem.
Aos pés da Santa, o prefeito do Recife, João Campos, pediu paz e proteção para a cidade e ressaltou o peso histórico, cultural e religioso do local.
Prefeito do Recife, João Campos, discursou no evento de reinauguração da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Recife - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco “Sabemos que essa imagem se mistura com a história da nossa cidade, com a luta, esperança, e a fé. Esse Santuário tem um significado muito grande e parte da força do Recife a gente deve a esse pilar de espiritualidade e cultura de devoção tão bonita”, afirmou João Campos.
Ciclos
O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição revelou o sentimento envolvido com a entrega da restauração da imagem e enxerga como um fim do ciclo que começou com a reforma da igreja, ainda em 2024, após o trágico desabamento do teto.
“É uma sensação que estamos concluindo e deixando tudo no seu devido lugar. Passamos por esse momento tão difícil no Santuário, agora com a imagem restaurada, traz esse sinal de esperança, para a gente não desanimar e não ter medo”, disse padre Emerson Borges
Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Pe. Emerson Borges, celebrou o fim de mais um ciclo - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco “A imagem de Nossa Senhora conclui esse ciclo de restauração. O sentimento é de alegria, gratidão e muita esperança. É só ter paciência que as coisas vão tomando o seu devido lugar e a Imaculada vai a nossa frente em todos os momentos”, garantiu o padre Emerson.
História
A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 3,5 metros de altura e pesa 1840 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul.
Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis 3,15, onde Deus diz: "porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça".
O ícone de Nossa Senhora está de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife. Com a chegada da imagem, tem início a criação da então comunidade do Morro da Conceição.
A imagem foi restaurada pela primeira vez em 2001, e em 2014, passou pela segunda intervenção artística, com duração de três meses para o restauro.







