Notícias

Restrinja-se o “foro” e instaure-se a “bagunça”

Gilmar Mendes prevê “grande bagunça” na justiça com a restrição ao foro privilegiado

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

O STF decidiu ontem restringir o foro por prerrogativa de função (“foro privilegiado”) para deputados federais e senadores, que a partir de agora só podem ser julgados na Suprema Corte por crimes praticados durante o mandato. Ao todo, segundo levantamento feito pela Folha de São Paulo, cerca de 58 mil brasileiros têm direito ao tal “foro privilegiado”. Mas após a decisão do STF apenas 594 serão excluídos dessa lista (513 deputados federais e 81 senadores) e, mesmo assim, se cometerem ilícito no exercício do mandato. Só 4 dos 11 ministros proferiram seus votos com coerência, ou seja, se é para acabar com o “foro privilegiado”, que se extinga para todos e não apenas para alguns. De que adianta, por exemplo, restringi-lo para deputados federais e senadores e mantê-lo para os próprios ministros dos tribunais superiores, ministros de estado, governadores, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, deputados estaduais e prefeitos? Como bem afirma o ministro Gilmar Mendes, isso vai virar uma “grande bagunça” e nem de longe dará celeridade à justiça criminal. Por outro lado, segundo o próprio Gilmar Mendes, extinguindo-se o “foro” para todos, como reagiria o comandante do Exército sendo notificado por um oficial de justiça de Cabrobó para se apresentar naquela Comarca?

Nas mãos do PT

O PT de Pernambuco está com um abacaxi nas mãos para descascar. Pesquisa do Instituto Múltipla, feita em todo o Estado de Pernambuco, aponta empate técnico entre Paulo Câmara (PSB), Marília Arraes (PT), Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM) na disputa pelo Governo do Estado. E a petista com 49,8% de intenções de voto se tiver o apoio de Lula.

Pró aliança > O presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, vinha mantendo neutralidade dentro do partido, evitando posicionar-se ao lado dos que defendem chapa própria ou que defendem aliança com o PSB. Ultimamente, porém, suas declarações sinalizam apoio aos aliancistas.

Fardo pesado > O deputado Tadeu Alencar (PSB) deverá ter em São José do Egito menos votos do que espera porque o prefeito e seu aliado, Evandro Valadares (PSB), está atrasando salário e nada indica que vá regularizar a situação ainda este ano. Dos 13 vereadores, só 5 o apóiam.

Mal crônico > Diz o ministro Gilmar Mendes (STF) que remeter processos contra deputados e senadores do STF para a 1ª instância não tornará a justiça criminal mais célere. Exemplos? Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciaram aos seus mandatos para serem julgados na 1ª instância, pois teriam direito a mais duas.

Pé na estrada >
Em pré-campanha para senador, o deputado André Ferreira (PSC) circulou ontem por Toritama, onde está sendo realizado o 17º Festival do Jeans. O PSC vai lançar um candidato da terra (“Fofão”) para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Pedido e convite >
Paulo Câmara teve ontem em Brasília sua 1ª audiência com o novo ministro da Educação, Rossieli Soares, a quem pediu a liberação de R$ 6,2 milhões para recuperação de escolas e convidou para conhecer o modelo pernambucano de ensino integral.

Veja também

Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró
CASO MOSSORÓ

Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró

Salve Jorge! Santo Guerreiro é celebrado nesta terça-feira (23); conheça detalhes
RELIGIOSIDADE

Salve Jorge! Santo Guerreiro é celebrado nesta terça-feira (23); conheça detalhes

Newsletter