Resultado do Enade 2017 é publicado no Diário Oficial

Exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar do seu histórico escolar.

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. - Foto: Anderson Stevens

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, que avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação, está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é obrigatório, e a situação de regularidade do estudante deve constar do seu histórico escolar.

“Os resultados, aliados às respostas do questionário do estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior”, diz o Inep.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A cada ano, o exame analisa um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

Este ano, foram avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia e sistema de informação.

Também foram analisadas as licenciaturas nas áreas de artes visuais; educação física; letras - português e espanhol; letras - português e inglês; letras - inglês; música; e pedagogia. E as licenciaturas e bacharelados em ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras - português; matemática e química.

Também faz parte do Enade deste ano os tecnólogos nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores e, gestão da tecnologia da informação. A primeira aplicação do Enade foi em 2004 e o seu período máximo de avaliação é trienal.

Leia também
Período de inscrição para participantes do Enade 2017 já está aberto
Com nota baixa no Enade, mais de 900 cursos superiores serão supervisionados

Veja também

Número de mortes em terremoto na Indonésia sobe para 56
Tremor

Número de mortes em terremoto na Indonésia sobe para 56

Nota de quem erra só uma questão no Enem pode variar até 92 pontos
Enem

Nota de quem erra só uma questão no Enem pode variar até 92 pontos