Retrospectiva: recorde fatos que marcaram as artes em 2019

Premiação de 'Bacurau' em Cannes e morte de Francisco Brennand estão entre os destaques

Filme 'Bacurau, do diretor pernambucano Kléber Mendonça FilhoFilme 'Bacurau, do diretor pernambucano Kléber Mendonça Filho - Foto: Divulgação

"Bacurau" premiado em Cannes
Filme dos diretores pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, "Bacurau" dividiu o prêmio do júri no famoso festival de Cannes, na França, em maio, e ainda saiu vencedor de diversos outros festivais, a exemplo dos de Munique, Lima e Málaga. O longa-metragem foi visto por mais de 700 mil espectadores no Brasil.

Fim do Ministério da Cultura

Fachada do Ministério de Meio Ambiente e Cultura

Fachada do Ministério de Meio Ambiente e Cultura - Foto: Elisabete Alves/Divulgação

O Ministério da Cultura (MinC) foi extinto em janeiro, com a posse do presidente Jair Bolsonaro, e transformado em uma secretaria ligada ao novo Ministério da Cidadania. O primeiro titular da pasta, Henrique Pires, deixou o posto em agosto, após a suspensão de edital com séries sobre temas LGBT. Seu sucessor, Ricardo Braga, foi exonerado três meses depois. A secretaria passou para o Ministério do Turismo, com o dramaturgo bolsonarista Roberto Alvim no comando.

Leia também:
Retrospectiva: confira os destaques da tecnologia em 2019
Ano novo já chegou em alguns países do mundo; confira fotos
Retrospectiva: confira os fatos que marcaram a política em 2019
Retrospectiva: recorde fatos que marcaram o mundo esportivo em 2019
Retrospectiva: relembre fatos que marcaram a economia em 2019
Retrospectiva: relembre fatos que marcaram Pernambuco em 2019
Retrospectiva: recorde fatos que marcaram o Brasil em 2019


Adeus a Gugu

Apresentador Gugu Liberato

Apresentador Gugu Liberato - Foto: Divulgação/Record TV

A morte do apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos, foi anunciada no dia 22 de novembro. Ele ficou internado por dois dias em hospital de Orlando, nos Estados Unidos, após sofrer uma queda e bater cabeça na casa dele. O corpo do apresentador foi trazido para o Brasil e velado em São Paulo. Aberta ao público, a cerimônia reuniu milhares de fãs e admiradores do artista.

Censura na Bienal do Rio

Parte do livro 'Vingadores, A Cruzada das Crianças'

Parte do livro 'Vingadores, A Cruzada das Crianças' - Foto: Reprodução

A 19ª edição da Bienal do Livro do Rio passou por um revés quando o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, ordenou que exemplares da história em quadrinhos "Vingadores, A Cruzada das Crianças" fossem recolhidos por causa da imagem de um beijo entre dois homens. Expositores e visitantes protestaram contra o ato, tido como censura. O fato mobilizou as redes sociais e foi o assunto mais falado por alguns dias.

Volta de Sandy & Junior

Sandy & Junior em apresentação no Recife

Sandy & Junior em apresentação no Recife - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

O Recife foi a primeira cidade a receber, em julho, a turnê "Nossa História", ocasião que marcou o reencontro de Sandy & Junior nos palcos depois de 12 anos sem apresentações. A última aparição da dupla havia ocorrido em 2007, em um show acústico na televisão. País afora, os irmãos comemoraram também os 30 anos da estreia como cantores.

Explosão do Brega Funk

Apresentação de passinho no Marco Zero do Recife

Apresentação de passinho no Marco Zero do Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O ano de 2019 foi memorável para o Brega Funk, ritmo que alcançou notoriedade e se tornou campeão de audições em plataformas como o Spotify. No topo das músicas mais ouvidas, o ritmo foi popularizado no Nordeste, mais especificamente em Pernambuco, onde nomes como MC Loma e as Gêmeas Lacrações, Dadá Boladão e MC Kevin são alguns dos destaques na parada de sucessos.

Crise na Ancine

Cena do filme 'Marighella'

Cena do filme 'Marighella' - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) passa por momentos difíceis no governo Jair Bolsonaro. A Ancine esteve em pauta desde o começo do ano. Em julho, Bolsonaro revelou a intenção de transferir a agência do Rio de Janeiro para Brasília e transformá-la numa secretaria. Também ameaçou extingui-la caso não pudesse colocar um filtro nas produções. Um dos exemplos mais emblemáticos foi a estreia do filme "Marighella", de Wagner Moura, que precisou ser adiada por causa de trâmites na Ancine. A produção alegou censura. O cancelamento de edital com produções de séries de temática LGBT para exibição nas TVs públicas também gerou discussões. A Ancine também rescindiu o apoio financeiro que havia concedido ao filme "Greta" para participar do Festival Internacional Queer Lisboa. Os cartazes de filmes nacionais que estavam expostos nos corredores da agência foram retirados, e informações sobre as obras foram retiradas do site. Ainda neste ano, Christian de Castro assumiu e renunciou à presidência da agência por causa de denúncias da MPF do Rio que o colocavam sob acusação de falsidade ideológica e estelionato.

Morre Francisco Brennand

Cremação do artista plástico Francisco Brennand

Cremação do artista plástico Francisco Brennand - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O universo das artes perdeu, no último dia 19 de dezembro, o artista plástico pernambucano Francisco Brennand (1927-2019). Aos 92 anos, ele morreu em decorrência de complicações de uma infecção respiratória. Entre os muitos lamentos, intelectuais, artistas e políticos manifestaram tristeza pela partida de um dos nomes de peso da cultura pernambucana, brasileira e mundial, haja vista que sua obra foi para além das fronteiras. Após cremação no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, as cinzas de Brennand foram espalhadas na oficina, na Várzea, Zona Oeste do Recife.

Morre Bibi Ferreira

Bibi Ferreira morre aos 96 anos

Bibi Ferreira morre aos 96 anos - Foto: Reprodução/Facebook

Bibi Ferreira (1922-2019), um dos nomes mais notáveis da dramaturgia e da música brasileira, morreu em fevereiro, aos 96 anos, após sofrer parada cardíaca. Entre os grandes personagens interpretados por ela, Edith Piaf foi, sem dúvida, umas das mais marcantes em sua carreira, ficando sete temporadas em cartaz em palcos do teatro brasileiro. Em 2018, Bibi havia anunciado a sua aposentadoria dos palcos.

Bossa Nova perde João Gilberto

João Gilberto, o 'pai da bossa nova'

João Gilberto, o 'pai da bossa nova' - Foto: Divulgação

Em julho, o movimento da Bossa Nova ficou órfão de seu maior nome. O cantor e compositor João Gilberto (1931-2019) morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Envolvido em um imbróglio familiar desde 2017, João foi interditado por sua filha, a também cantora Bebel Gilberto, em decorrência da idade avançada e de sua situação financeira – ele chegou a ser despejado do apartamento onde morava no Leblon. O músico deixou outros dois filhos, Marcelo e Luísa Gilberto.

Morre Beth Carvalho

Beth Carvalho, cantora

Cantora Beth Carvalho - Foto: Marcelo Fonseca/Brazil Photo Press/Folhapress

A sambista Beth Carvalho morreu, aos 72 anos, no dia 30 de abril. Conhecida por descobrir e apadrinhar diversos nomes importantes do samba, como Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, a cantora e compositora estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, e faleceu em decorrência de uma infecção generalizada.

Veja também

Mais da metade dos inscritos falta ao 1º dia do Enem em meio à pandemia
Enem 2020

Mais da metade dos inscritos falta ao 1º dia do Enem em meio à pandemia

No primeiro dia, cem são vacinados no Hospital das Clínicas
Coronavírus

No primeiro dia, cem são vacinados no Hospital das Clínicas