Revitalização da 232 ficou à margem da reunião
À população de Pernambuco não interessa se a BR-232 é federal ou estadual
O governador Paulo Câmara esteve anteontem em Caruaru para participar da 9ª edição do seminário “Pernambuco em Ação” e lá anunciou investimentos de 500 milhões para os municípios do Agreste Central. A maioria desses recursos será destinada para obras hídricas, dado que o Agreste é a região mais seca do Estado e a que mais sofre em decorrência da estiagem que castigou o Nordeste nos últimos 7 anos. Pena que nenhuma liderança política da região tenha aproveitado a oportunidade para cobrar do governador providências em relação à BR-232, que está se acabando a olhos vistos: totalmente esburacada e quase sem sinalização. Não vale usar o argumento de que a rodovia é federal porque o Governo do Estado a duplicou com os recursos da venda da Celpe. Logo, tem que arranjar um jeito para conservá-la porque a população não interessa se a rodovia é federal ou estadual. Quer vê-la bem cuidada e segura, ainda que para isto seja necessária a cobrança de pedágio.
Relação institucional
Liderança emergente no PSDB, a prefeita Raquel Lyra recebeu Paulo Câmara, em Caruaru, como recomendam as regras da política: civilizadamente. Ela não tem alinhamento com o governo estadual, mas também não lhe faz oposição. Já seu pai, o ex-governador João Lyra Neto, que atribui a Paulo Câmara sua “expulsão” do PSB, quer distância do governo estadual.
Ladroagem : O governador Geraldo Alckmin (SP) mantém o que disse a uma emissora de rádio do Recife na última 5ª feira: político que enrica na vida pública “é ladrão”. Aludia, claro, ao ex-presidente Lula, que diz ter ganho alguns milhões por 76 palestras que fez no exterior, a maioria paga pela Odebrecht, e depositado o dinheiro num fundo de previdência no BB.
Expulsão : O ministro Fernando Filho (Minas e Energia) finalmente clarificou sua posição dentro do PSB: não tem interesse em deixar o partido. Mas como está sob ameaça de expulsão pelo Conselho de Ética, por ter votado a favor da reforma trabalhista, examina outra alternativa.
Licitação : O Governo do RJ decidiu fazer este ano o que o Governo de PE já faz há mais de uma década: licitar a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. Esta licitação rendeu ao governo pernambucano em 2015 cerca de R$ 700 milhões.
Périplo : O ex-presidente Lula começará por Feira de Santana (BA), no próximo dia 17, seu giro de 22 dias pelo Nordeste. A programação será fechada hoje, em SP, em reunião que terá a presença do ex-prefeito João Paulo. Esta região é a mais adversa para o presidente Temer: apenas 4% dos nordestinos aprovam seu governo, segundo pesquisa do Ibope/CNI.
Afirmação : O deputado Danilo Cabral (PSB) está se firmando, aos poucos, como um dos mais influentes parlamentares da Câmara. Debutou na última sexta-feira no “Jornal Nacional”, fato muito festejado pela sua assessoria.
Veja também

Doe vida
Shopping Guararapes recebe doações de sangue em campanha de coleta externa do Hemope
