Revitalização da 232 ficou à margem da reunião

À população de Pernambuco não interessa se a BR-232 é federal ou estadual

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

O governador Paulo Câmara esteve anteontem em Caruaru para participar da 9ª edição do seminário “Pernambuco em Ação” e lá anunciou investimentos de 500 milhões para os municípios do Agreste Central. A maioria desses recursos será destinada para obras hídricas, dado que o Agreste é a região mais seca do Estado e a que mais sofre em decorrência da estiagem que castigou o Nordeste nos últimos 7 anos. Pena que nenhuma liderança política da região tenha aproveitado a oportunidade para cobrar do governador providências em relação à BR-232, que está se acabando a olhos vistos: totalmente esburacada e quase sem sinalização. Não vale usar o argumento de que a rodovia é federal porque o Governo do Estado a duplicou com os recursos da venda da Celpe. Logo, tem que arranjar um jeito para conservá-la porque a população não interessa se a rodovia é federal ou estadual. Quer vê-la bem cuidada e segura, ainda que para isto seja necessária a cobrança de pedágio.

Relação institucional
Liderança emergente no PSDB, a prefeita Raquel Lyra recebeu Paulo Câmara, em Caruaru, como recomendam as regras da política: civilizadamente. Ela não tem alinhamento com o governo estadual, mas também não lhe faz oposição. Já seu pai, o ex-governador João Lyra Neto, que atribui a Paulo Câmara sua “expulsão” do PSB, quer distância do governo estadual.

Ladroagem : O governador Geraldo Alckmin (SP) mantém o que disse a uma emissora de rádio do Recife na última 5ª feira: político que enrica na vida pública “é ladrão”. Aludia, claro, ao ex-presidente Lula, que diz ter ganho alguns milhões por 76 palestras que fez no exterior, a maioria paga pela Odebrecht, e depositado o dinheiro num fundo de previdência no BB.

Expulsão : O ministro Fernando Filho (Minas e Energia) finalmente clarificou sua posição dentro do PSB: não tem interesse em deixar o partido. Mas como está sob ameaça de expulsão pelo Conselho de Ética, por ter votado a favor da reforma trabalhista, examina outra alternativa.

Licitação : O Governo do RJ decidiu fazer este ano o que o Governo de PE já faz há mais de uma década: licitar a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. Esta licitação rendeu ao governo pernambucano em 2015 cerca de R$ 700 milhões.

Périplo : O ex-presidente Lula começará por Feira de Santana (BA), no próximo dia 17, seu giro de 22 dias pelo Nordeste. A programação será fechada hoje, em SP, em reunião que terá a presença do ex-prefeito João Paulo. Esta região é a mais adversa para o presidente Temer: apenas 4% dos nordestinos aprovam seu governo, segundo pesquisa do Ibope/CNI.

Afirmação : O deputado Danilo Cabral (PSB) está se firmando, aos poucos, como um dos mais influentes parlamentares da Câmara. Debutou na última sexta-feira no “Jornal Nacional”, fato muito festejado pela sua assessoria.

Veja também

Shopping Guararapes recebe doações de sangue em campanha de coleta externa do Hemope
Doe vida

Shopping Guararapes recebe doações de sangue em campanha de coleta externa do Hemope

Alemanha quer restringir voos com Brasil, Reino Unido, África do Sul e Portugal
Covid-19

Alemanha quer restringir voos com Brasil, Reino Unido, África do Sul e Portugal