RMR registra halo solar na manhã desta sexta

Fenômeno semelhante ao arco-íris pôde ser observador por toda a Região Metropolitana

Halo solar visto do Parque da Jaqueira, no RecifeHalo solar visto do Parque da Jaqueira, no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Na manhã desta sexta-feira (4), foi possível observar, na Região Metropolitana do Recife, um halo solar. O fenômeno, que acontece em altitudes elevadas, ocorre de forma semelhante à formação do arco-íris, quando a luz do sol é refletida em gotículas de água ou cristais de gelo na atmosfera.

Segundo Lúcio Acioli, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), "é difícil o fenômeno acontecer porque necessita de céu limpo e umidade, mas normalmente, quando há umidade, o céu está cheio de nuvens". No entanto, essas foram as condições extraordinárias da manhã recifense e possibilitaram a ocorrência do halo.

A abrangência do fenômeno pode ser registrada na Zona Norte do Recife e na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na RMR.

Halo solar visto de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife

Halo solar visto de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife - Foto: Isabel Braga/cortesia/WhatsApp

 

Veja também

Secretário de Saúde de Pernambuco critica entraves diplomáticos que afetam vacinação no Brasil
Covid-19

Longo critica entraves diplomáticos à vacina: "Não podem colocar em xeque a saúde dos brasileiros"

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões
Economia

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões