transporte

Rodoviários garantem que não haverá paralisação de ônibus no carnaval

Entidade preparou uma ação de fiscalização, com uma equipe de 20 pessoas circulando nos principais corredores de transporte, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores

ÔnibusÔnibus - Foto: Anderson Stevens

Após a Secretaria de Defesa Social (SDS) assegurar o cumprimento de 32% a mais no efetivo policial para o Carnaval, o Sindicato dos Rodoviários garantiu, nesta sexta-feira (9), que não haverá paralisação geral de ônibus durante o período momesco na Região Metropolitana do Recife. Entretanto, para assegurar a integridade dos motoristas, haverá uma Ação Especial de Fiscalização por parte do sindicato nos principais corredores de transporte público e Terminais Integrados de Passageiros da capital.

A equipe de fiscalização será composta por 20 pessoas, entre dirigentes e integrantes do sindicato, que ficam espalhados por Joana Bezerra, PE-15, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Xambá, Jaboatão, Camaragibe, Tancredo Neves, Cajueiro Seco e Estação do Barro. A ação acontece em dois turnos, das 8h às 13h e das 14h às 19h.

Em 2017, de acordo com levantamento do sindicato, 505 veículos foram depredados ou sofreram algum tipo de violência no período de carnaval na RMR. A frota na região metropolitana é de 3 mil ônibus. O sindicato aproveitou, em nota, para reafirmar a cobrança para que o governo cumpra sua estratégia de segurança.

O sindicato orienta os rodoviários que, caso o trabalhador ou veículo sofra qualquer tipo de violência, principalmente com depredação de vidros, que impossibilite sua circulação, o veículo deverá ser recolhido para a garagem. A entidade ressalta que são ações pontuais, mas que não comprometem o esquema de transporte na RMR para o Carnaval.

Segundo a SDS, serão 41.147 policiais trabalhando do Sábado de Zé Pereira (10) à Quarta-Feira de Cinzas (14). Esse número inclui os 1.500 novos policiais militares formados em 2017 e os 1.214 policiais civis e científicos, que concluíram o curso de formação na última segunda-feira (5). No ano passado, o total do operacional foi de 31.213 postos de trabalho.

Veja também

Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por Covid-19
Coronavírus

Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por Covid-19

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h